Reconstrução é o principal objetivo
O Country Clube de Nova Friburgo foi palco de um momento importante para a cidade, o lançamento da Agenda 21, nesta quarta-feira, 10 de agosto. Era grande a expectativa de todos os presentes em verem o resultado do trabalho.
A construção da Agenda 21 se inicia com um levantamento dos problemas, preocupações e potencialidades de cada território, a partir desse momento são criados Fóruns – espaços de diálogo onde representantes de diversos setores da sociedade se reúnem regularmente para acompanhar a construção das Agendas 21 Locais – seguido da elaboração de um plano local de desenvolvimento sustentável, de forma consensual e com ampla participação de todos os setores da sociedade.
O deputado Felipe Peixoto, secretário de Desenvolvimento Regional, esteve presente ao evento e parabenizou todos que participaram do processo de elaboração da Agenda 21, por se tratar de um projeto muito importante para a região.
“Depois de 20 anos a Agenda 21 começa a chegar aos municípios, por isso a participação de todos no projeto é fundamental. A que nós esperamos é que não fique apenas no papel, mas que possa avançar. Nesse momento de reconstrução da Região Serrana a implantação de tudo que foi debatido nos Fóruns e agora faz parte do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável é extremamente importante para a reconstrução de Nova Friburgo”, afirmou Felipe Peixoto.
Para o coordenador do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini, a Agenda 21 de Nova Friburgo é uma grande oportunidade para a cidade. “Não há nada melhor para uma reconstrução do que o planejamento. E é isso que é a Agenda 21: um plano discutido por toda a sociedade para o desenvolvimento local”.
O diretor de cidadania e responsabilidade socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Abreu encerrou dizendo que Nova Friburgo tinha todos os motivos para estar se lamentando, mas em vez disso esta afirmando que o futuro acontece com a participação da sociedade.
Por Fabíola Mar