Convênio seria de dois anos e o valor do investimento está estimado em R$ 1,2 milhões.
A Câmara de Segurança da Região Oceânica (CSRO) apresentou, nesta segunda-feira, 27, para empresários, representantes de instituições bancárias e moradores, uma proposta de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Segurança para a implantação de um sistema de vídeo monitoramento de vias públicas na região. A intenção foi sensibilizar os presentes a participar da política de segurança pública contribuindo com recursos para a instalação e operação da tecnologia.
Segundo o presidente da Câmara de Segurança, Renan Lacerda, os financiadores do projeto arcariam com os custos da compra e da manutenção dos equipamentos e a contratação de uma empresa especializada para operar o sistema. Ficaria a cargo da secretaria a indicação dos pontos para a instalação das câmeras, a cessão de um espaço no DPO do Cafubá para o funcionamento da sala de operações e o gerenciamento das imagens e sua utilização para possíveis investigações. O convênio seria de dois anos e o valor do investimento está estimado em R$ 1,2 milhões.
“Secretaria de Estado de Segurança cedeu todas as informações técnicas para o desenvolvimento do projeto. Mas esse é um primeiro estudo. É importante, agora, definirmos uma comissão com os interessados para fazer as adequações necessárias e recalcularmos os valores. Com mais pesquisa poderemos encontrar fornecedores mais baratos. E quanto mais participantes, menor será a cota para cada um”, explicou Lacerda que marcou nova reunião para o dia 26 de julho.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, ressaltou a importância do projeto que pode transformar a Região Oceânica em um referencial de segurança pública:
“As câmeras de segurança são recursos que ajudam a potencializar a ação da polícia. E estamos dispostos a trabalhar em conjunto. Essa é uma oportunidade para que as iniciativas saiam do campo das ideias e sejam concretizadas. Tenham certeza que da minha parte não vai faltar trabalho e empenho”, garantiu o comandante.
O deputado Felipe Peixoto, que presidiu a Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Niterói, acredita que essa iniciativa só tem a trazer grandes benefícios para o moradores da Região Oceânica, por somar com outros investimentos em segurança já em andamento na cidade.
“O futuro da prevenção da violência é o sistema de monitoramento por câmeras. E todas as ações que permitam atingir esse objetivo são bem-vindas”, afirmou o deputado
Por Carolina Bittencourt