Procissão terrestre e marítima, shows, barraquinhas e brincadeiras fazem parte da programação
O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, apóia a Festa do Padroeiro dos Pescadores em Jurujuba, dos dias 29 de junho a 03 de julho, e a 91ª Festa de Itaipu, de 8 a 10 de julho, ambas realizadas no município de Niterói.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, eventos como estes são especiais.
“Com a barqueata, realizada no dia de São Pedro, o pescador, além de homenagear seu padroeiro, também chama a atenção para a importância de sua profissão. Por isso, convidei o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, para participar das comemorações deste dia em Niterói. Queremos debater o setor junto com toda a sociedade. Milhares de famílias têm o seu sustento na pesca. Este ramo é fundamental para nossa economia”, acredita Felipe Peixoto.
Luiz Sérgio fará sua primeira visita a Niterói como ministro da Pesca. Ele e Felipe Peixoto participarão juntos da Missa às 8h, na Paróquia de Jurujuba, às 9h seguirão na Procissão Terrestre e Marítima. Às 12h almoçarão com os pescadores no Mercado São Pedro.
As festas dos pescadores de Jurujuba e Itaipu se completam com shows, barraquinhas de comidas típicas, intervenções culturais e recreação com a intenção de resgatar a tradição das festas juninas.
No stand da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, haverá exposição de artesanato. No local, haverá um aquário com peixes coloridos e contará com seus técnicos que vão explicar os projetos do Instituto aos visitantes que solicitarem.
A Fiperj também irá realizar um trabalho voltado para o público infantil. Com o tema “Conscientizando para conservar o ambiente marinho”, as crianças poderão se divertir e aprender com atividades como: “Pintura Lúdica Corporal”, com figuras de peixes; “Alimentando a Rede do Pescador”, com pintura em papel em formato de peixe que posteriormente será colocado em uma rede de pescador que terá estendida no estande; “Vara de Pescar”, na qual a criança desenha um peixinho de papel e pendura em uma varinha de pescar; “Reconstruindo o Fundo do Mar”, que consiste na colagem com uso de sucatas para reconstruir, no papel, o ambiente marinho.
As Festas também têm o apoio da Prefeitura de Niterói, Secretaria de Governo, através da Subsecretaria da Região Metropolitana, e são uma promoção das colônias de pesca de Niterói e do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj).
Ascom Sedrap e Ascom Fiperj