Águas de Niterói apresenta projeto.
Nesta quinta-feira, 9, os moradores da Rua Frei Orlando, no bairro do Jacaré, na Região Oceânica, receberam boas notícias da Concessionária Águas de Niterói. Até o fim do ano toda a rede de esgoto será concluída se estendendo até a comunidade do Vale Verde.
O presidente da Águas de Niterói, Dante Luvisotto, iniciou a reunião apresentando o projeto da rede de esgoto aos moradores. De acordo com Dante, serão usados 1325 m de tubulação, 2 estações de coletores e 190 m de linha de recalque. A estimativa é que seja feita 480 ligações domiciliares. Dante afirmou, ainda, que até o final do ano a obra estará concluída.
Na comunidade do Vale Verde, a Concessionária além de preparar a rede, vai fazer a ligação e a conexão interna. Além disso, será praticada a Tarifa Social, onde há redução do custo mensal do consumo de água que será de R$15,78.
Dante Luvisotto explicou que, por força de legislação, a pessoa que tiver a rede de esgoto passando no percurso de sua casa, terá que fazer a ligação para não poluir o meio ambiente. Para isso, será disponibilizado um terminal de dispersão e limpeza para que o próprio morador faça a ligação. Assim que a obra for concluída, será distribuído um material explicando todo o procedimento.
Segundo Dante, o conceito estabelecido para o Projeto Jacaré tenta preservar a lagoa de Piratininga e principalmente o meio ambiente.
“Não é só a Águas de Niterói que tem que fazer o seu papel, a sociedade também tem que ajudar através dos hábitos de consumo, da educação sanitária e ambiental. Não desperdiçar água para não ter que provoca, um dia, o racionamento”, afirmou Dante Luvisotto.
Lei de Felipe Peixoto obriga as edificações a estabelecerem conexão com a rede coletora de esgoto
A Lei 2370/2006 prevê que as edificações, dotadas ou não de sistemas de tratamento sanitário compacto ou individual, são obrigadas a estabelecerem conexão com a rede coletora de esgotos sanitários.
Por Fabíola Mar