A assinatura será nesta sexta-feira, (10/06), às 14h, na unidade Grande Rio da CEASA
Com o objetivo de fomentar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, estará presente em um evento promovido pela União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop) e pela própria Secretaria, nesta sexta-feira, (10/06), às 14h, na unidade Grande Rio da CEASA.
Durante o encontro, será assinado um Termo de Cooperação Institucional entre a CEASA, órgão vinculado à Secretaria, e a Unacoop , além de um Termo de Permissão Gratuita do uso do Pavilhão 30 em favor da Unacoop, oficializando uma reivindicação histórica do movimento de agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro será realizado no próprio pavilhão 30 que será destinado para a formação do agricultor familiar. O espaço será utilizado para o processamento dos alimentos, venda de produtos, além da motivação à participação dos programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente da agricultura familiar. O titular da pasta de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, explicou a importância do ato.
“Nossa ideia é implantar no Pavilhão 30 o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, cuja gestão será realizada por um Conselho Gestor composta pela CEASA, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Unacoop. Assim, não há justificativa para a CEASA permanecer cobrando pelo uso de um espaço no qual a própria central de abastecimento irá desenvolver suas ações governamentais. Por isso, iremos revogar a permissão da Unacoop e firmar com ela o Termo de Permissão Gratuita do Uso do Pavilhão 30”, falou o secretário.
De acordo com a direção da Unacoop, são esperados produtores rurais de todo o estado. Durante o evento, irão ocorrer apresentações culturais, dentre elas o grupo de Jongo do Quilombo da Marambaia. A Unacoop possui 129 filiadas, entre associações e cooperativas de agricultores familiares, distribuídas em 71 municípios no Estado do Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 15 mil famílias rurais.
Por Sérgio Jardim