Ato lança luz em período sombrio da Ditadura

Felipe Peixoto comparece a evento de reparação aos ex-presos políticos

O Estado do Rio recebeu luz em seu passado. A Ditadura, tempo que nunca será esquecido, teve na manhã desta quarta-feira, (27/04), um ato de reparação às pessoas que foram detidas ou torturadas sob acusação de participarem de atividades políticas entre o período de 01 de abril de 1964 e 15 de agosto de 1979, e que tenham ficado sob a responsabilidade ou guarda dos órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro.

O governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), organizou o ato do pedido de desculpas oficial. A reparação também envolveu o pagamento de R$ 20 mil a cada um dos beneficiados pela lei estadual 3744, de dezembro de 2001.

O deputado Felipe Peixoto, compareceu a cerimônia realizada no Arquivo Nacional. O evento também simbolizou o pagamento de 160 processos de reparação deferidos pela Comissão Especial de Reparação.

“Mais do que a indenização, este ato representou a importância do Estado reconhecer a lesão aos que sofreram tortura psicológica e física. Esta foi uma desculpa pública do Governo aos anistiados”, disse Peixoto.

Dos 1116 processos administrativos feitos por pessoas presas durante a ditadura militar de 1964, a gestão do governador Sérgio Cabral, realizou o pagamento de 433. A Comissão Especial de Reparação tem a atribuição de receber e processar os requerimentos e emitir parecer sobre os pedidos de indenização.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, destacou em seu discurso que a história da Ditadura deve ser amplamente divulgada para que não ocorra novamente.

“É fundamental que todos saibamos o que aconteceu. Os jovens devem olhar para seus pais e se orgulharem de sua história. Este evento é um marco, é o nosso tributo pelos que batalharam pela retomada do Estado de Direito no Brasil”, falou Neves.

Desde 2009 Felipe Peixoto apoia a causa

Em agosto daquele ano, então vereador em Niterói, Felipe Peixoto realizou um ato público em defesa da ida da Caravana da Anistia à cidade.

Em outubro de 2010, enfim, Niterói recebeu a Caravana da Anistia. A Caravana da Anistia percorreu várias cidades para julgar processos que estão em andamento em Brasília.

Por Marcela Carvalho

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM