Uma das ideias da parceria é criar um Portal de Preços, via web, para produtores agrícolas acompanharem o mercado
O produtor rural está no interior do Estado querendo comercializar sua produção, mas não sabe qual preço está sendo cotado na capital. Esta realidade poderá mudar através de uma parceria que começou a ser firmada nesta segunda-feira (25/04) entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que tem como órgão vinculado a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ), e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ).
Felipe Peixoto, e o presidente do PRODERJ, Paulo Coelho, se reuniram na sede da autarquia para acertarem formas de parceria no âmbito tecnológico. Uma das propostas levantadas é a criação de Portais de Preços. A Ceasa já realiza pesquisa diária de preços de produtos vendidos em seu mercado de Irajá. O objetivo é divulgar esta cotação, através da Internet, com a instalação de portais com TV em suas unidades do interior, em municípios como São Gonçalo, Paty do Alferes, Nova Friburgo, São José de Ubá e Itaocara.
Durante a reunião também foram tratados outros assuntos, como o Plano de Ações para fornecer infraestrutura tecnológica à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, criada há apenas quatro meses, e suas instituições vinculadas.
“Apresentamos ao PRODERJ dez projetos, sendo que quatro deles são considerados Projetos Imediatos e os outros seis são os Projetos de Curto Prazo. Dentre eles, estão sistemas de Protocolo, Patrimônio e Estoque para tornar o trabalho de nossa equipe mais eficiente”, disse Peixoto.
O presidente do PRODERJ, Paulo Coelho, reforçou que o papel da autarquia dentro da administração estadual é justamente atender as demandas dos órgãos públicos por uma gestão mais eficiente e moderna. Coelho sugeriu ao secretário algumas formas concretas de firmar esta parceria, por exemplo, com adesão da Secretaria de Desenvolvimento Regional ao programa Municípios Eficientes, uma das maiores políticas de colaboração em TI entre o Governo Estadual do Rio e prefeituras.
“Estamos muito felizes em poder ajudar a Secretaria de Desenvolvimento Regional com ferramentas e soluções tecnológicas de alta performance e com economia significativa para o estado, muitas delas, com zero custo, pois utilizamos muitas soluções em Software Livre, como no programa Municípios Eficientes e nos 91 CICs no estado. Através da tecnologia, podemos ajudar centenas de comunidades de pescadores e produtores agrícolas a terem acesso a informações atualizadas do mercado global”, esclareceu Paulo Coelho.
Outra ideia do presidente do PRODERJ é montar um Centro de Internet Comunitária (CIC) em alguma colônia de pescadores para terem acesso gratuito à internet onde poderão checar sites meteorológicos, acompanhar cotação dos produtos no mercado agrícola, mandar emails. E também através dos CICs eles poderão se capacitar com aulas de alfabetização digital e até cursos de ensino à distância.
De acordo com Felipe Peixoto, o objetivo desta parceria é implantar um pacote padrão de sistemas administrativos na Secretaria, pela transferência de sistemas de propriedade de outros órgãos públicos estaduais, ou, através da Associação Brasileira de Empresas de Processamento de Dados (ABEP), importando, gratuitamente, sistemas de outros Estados.
Participaram do encontro os assessores da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Ancelmo Gaio e Marcos Azevedo. A equipe do PRODERJ foi representada pelo vice-presidente, Alexandre Gitahy, o diretor de Infraestrutura Tecnológica (DIT), Sérgio Chiapetta, e pelo diretor de Sistemas de Informação (DSI), Luis Francisco Leal.
Por Marcela Carvalho