Durante palestra Felipe Peixoto explicou Estatuto
Nesta sexta-feira, 15, segundo dia de palestras, o Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável teve como palestrante o secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, que ministrou a palestra intitulada “Estatuto da Bicicleta”, tema de seu projeto de lei aprovado na última quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Niterói.
Felipe agradeceu a presença de todos e disse estar feliz com a aprovação de um projeto tão importante para a cidade.
“A aprovação desse projeto é uma vitória para todos que utilizam a bicicleta como meio de transporte”.
De acordo com Felipe, o Estatuto tem o objetivo de estimular a utilização da bicicleta como veículo de transporte, para isso, o projeto prevê ampliação da malha cicloviária na cidade, com sinalização vertical e horizontal. Ponto de estacionamento de bicicletas, localizados em logradouros públicos ou em pontos de grande concentração de pessoas. Além disso, prevê a criação de um serviço de bicicletas públicas.
“É necessário que a cidade seja planejada para as pessoas e não para os automóveis, como acontece hoje em dia”, afirmou Felipe.
Usuário desse meio de transporte, Felipe Peixoto afirma que são grandes os benefícios da utilização da bicicleta, devido ela ser econômica em sua aquisição e manutenção, na melhora do meio ambiente, além do aumento da qualidade de vida de seus usuários.
Além disso, vai permitir também que as pessoas circulem mais facilmente pela cidade, devido a seu baixo custo.
Já o presidente da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), Arturo Alcorta abordou o tema “A intenção da política, a construção de ciclovias e ciclistas pobre”. Para Arturo as classes menos favorecidas são também as que mais sofrem com a falta de ciclovias nas cidades. De acordo com ele, a classe alta só utiliza a bicicleta como lazer, enquanto a classe baixa a usa por necessidade.
O presidente da Transporte Ativo do Rio, Zé Lobo contou um pouco da história da bicicleta durante os anos.
Por Fabíola Mar