Objetivo é coibir infrações, crimes ambientais e demais delitos
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pediu no começo do mês o auxilio da Administração Regional de Itaipu para a realização da “Operação Choque de Ordem” no período em que as praias tendem a ficar mais cheias, o carnaval. A operação terá início no dia 03 de março e terminará no dia 08.
De acordo com o Inea, a operação é de caráter estratégico e visa ordenar o turismo em massa que vem trazendo prejuízos ao ecossistema lagunar e entidades biológicas associadas, além da depreciação do potencial turístico do entorno da Laguna de Itaipu e áreas adjacentes. A operação visa também coibir outros tipos de infrações e crimes ambientais, além de demais delitos que colocam em risco a segurança dos usuários do local.
”Tenho certeza que esta operação vai surtir efeitos positivos em nossa Região. Vamos coibir qualquer tipo de invasão à restinga ou a outro local púbico. A operação vai ser de 24 horas por dia, e a Regional de Itaipu estará nesse feito integralmente disponibilizando espaço e funcionários para atender aos anseios desta Mega Operaçao”, afirmou Elmo Jasbick
Participarão em conjunto também, a Delegacia de Polícia Civil (81ºDP); a Polícia Militar (12º BPM); a capitania dos Portos e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
Como defensor do meio ambiente, o deputado Felipe Peixoto (PDT), ficou muito satisfeito quando foi informado sobre a operação. Para Felipe toda forma de preservar o meio ambiente sempre será bem vinda, principalmente nessa época em que as pessoas costumam fazer as praias de campings e não respeitam a restinga e nem a utilização do espaço público.
“Estou dando todo meu apoio a essa operação que tenho certeza que será bem sucedia. É preciso impor limites aos usuários da praia. Se não cuidarmos do meio ambiente agora quem sofrerá com as consequências mais tarde serão nossos filhos. Parabenizo a iniciativa do Inea e da Regional de Itaipu pela tentativa de evitar maiores danos”, concluiu Felipe Peixoto.
Por Fabíola Mar