Mais um comboio sobe a Serra para levar donativos

SEDRAP leva mais doações para às áreas atingidas pelas chuvas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP) conta com a colaboração de cinco caminhonetes que seguem carregadas de doações para a cidade de São José do Vale do Rio Preto, outro local também bastante afetado com as chuvas na Região Serrana.

Os irmãos Léo e Vitor Freitas e o amigo Marcos Reis, em companhia de mais dois voluntários, fazem o transporte de grande parte dos donativos que foram entregues na Secretaria Regional de Itaipu em Niterói. Ainda se junta ao grupo um caminhão da Cruz Vermelha de Niterói, levando 11 toneladas de donativos recolhidos na praia de Icaraí.

De acordo com o Diretor Geral da Secretaria Regional, Rodrigo Silva, o comboio leva água mineral, alimento não perecível, roupa e produtos de higiene pessoal e de limpeza.

“A participação da população é intensa, todo mundo chega, doa e ajuda na organização, está muito bom. A única coisa que a gente pede é que se faça uma triagem e etiquetagem dos produtos antes de doar. Isso agiliza o armazenamento, o envio e a gente ganha tempo para arrecadar mais doações.” disse Silva.

Dois postos de coleta de donativos vivem situações diferentes. O 12º Batalhão da Polícia Militar, que fica perto da Ponte Rio-Niterói, está lotado de doações e voluntários. Cerca de 500 pessoas, entre militares e populares chegam e saem toda hora do local. O trabalho intenso já resultou, só ontem, no transporte de três caminhões com três toneladas cada, um caminhão com cinco toneladas e um helicóptero da aeronáutica levando 1300 quilos de alimento. A responsável pelo cadastramento dos voluntários e contabilidade das doações, Helena Reis Sampaio, contou que qualquer pessoa, não importa a idade, pode chegar, fazer um cadastro rápido com nome e telefone e começar a ajudar.

A advogada Beth Sucupira está como voluntária desde sexta-feira, ela conta que trouxe o marido e agora ele não quer mais parar de ajudar.

“É a coisa mais maravilhosa, a gente chega aqui e não quer parar, não quer ir embora, é muito bom e ainda se faz novas amizades.”

Já no Centro Educacional de Niterói o movimento está mais devagar, pela manhã eram seis voluntários e o número de doação ainda é pequeno. O Centrinho está aberto para as doações de domingo a domingo de 9 horas da manhã às 19 horas da noite. A coordenadora das doações no local, Nilda Terra, explicou que o número de doação no Centro Educacional de Niterói está pequeno porque o local não está sendo divulgado na mídia, apenas o boca a boca e mesmo dessa forma já foi possível arrecadar mais de 200 litros de água mineral, colchonete, vestuário masculino, feminino e infantil, alimento não perecível, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Nilda ainda fez um apelo para a população.

“Estamos convocando a população para ajudar, doando ou na organização do local, enfim, da maneira que puder. Vamos colaborar o máximo e de maneira mais rápida possível. O sofrimento daqueles moradores é muito grande.”

São quatro os postos de arrecadação com o apoio e organizados pela SEDRAP.

Locais de arrecadação em Niterói com apoio da SEDRAP:

Centro Educacional de Niterói – Rua Itaguaí, 173 – Pé Pequeno

Secretaria Regional de Itaipu – Estrada Francisco Cruz Nunes, 9544 – Itaipu (logo depois do Posto Monza)

Posto Ipiranga, próximo ao DPO do Cafubá – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 4960 – Diariamente das 9 às 19h.

Posto Ipiranga, Posto Cancun (logo após o Império da Banha) – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 7200 – Diariamente das 9 às 19h.

Postos de arrecadação de donativos organizados pela SEDRAP:

Ceasa Grande Rio – Avenida Brasil, n 19.001 – Irajá, Rio de Janeiro – (21) 2333-8217 – De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Ceasa São Gonçalo – Rodovia Amaral Peixoto, Km 9,5 – Colubandê – São Gonçalo – RJ – De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Ceasa Região Serrana – RJ 130, na altura do KM 47,5, entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.

Por Rafael de Carvalho

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM