Sexta obra do arquiteto, a Fundação Oscar Niemeyer foi inaugurada pelo Prefeito Jorge Roberto Silveira e pelo presidente da Fundação, Marco Maciel, nessa quarta, dia 15/12.
A cerimônia de inauguração da Fundação Oscar Niemeyer foi marcada como símbolo do início da renovação da cidade. Em seu discurso Jorge agradeceu a todos que participaram e explicou que essa, de todas as obras, é a que ele considera mais importante, pois será o local onde ficará armazenado todo acervo e manuscritos do arquiteto.
O prefeito explicou ainda que esse é um momento histórico para Niterói, que, em 2011 dará prioridade a obras em encostas e ao projeto de revitalização do centro da cidade. “Faremos três anos em um, afirmou Jorge.
Lúcido e bem disposto, Oscar Niemeyer percorreu, junto com familiares e amigos, as dependências da fundação e disse estar satisfeito, pois a obra foi muito bem realizada. Após a cerimônia o arquiteto foi homenageado com um bolo de aniversário, pelos seus 103 anos.
Para Felipe Peixoto, a Fundação tem uma importância não só turística para cidade, como também cultural. “Além de turistas, a cidade atrairá alunos de todo o mundo. Niterói é agora o segundo maior complexo arquitetônico do Niemeyer.”, explicou o deputado estadual eleito, que compunha a mesa da cerimônia de inauguração.
Estiveram presentes na inauguração: o arquiteto João Sampaio, o deputado federal eleito Sérgio Zveiter, o Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, o secretário de obras, José Mocarzel, o secretário de Fazenda e também Pres. do Grupo Caminho Niemeyer, Selmo Treigger, entre outras autoridades do governo e do judiciário.
A sede da Fundação Oscar Niemeyer vai funcionar em uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, envolta por um belíssimo espelho d’água, onde estarão instaladas a sua administração, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
O complexo arquitetônico do Caminho Niemeyer é composto por 12 obras. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi a primeira obra do arquiteto na cidade, depois vieram a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas. As próximas construções são: a Torre Panorâmica, o Centro de Convenções e o Centro Petrobras de Cinema, que já estão em desenvolvimento.
Veja os vídeos do JN clicando aqui e da Band News clicando aqui