O presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, também esteve presente
O vereador Felipe Peixoto (PDT) se reuniu com moradores do bairro Santa Rosa para debater os problemas de trânsito, nessa terça-feira, 14 de dezembro, no salão do Centro Comunitário Santa Rosa.
O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), Sérgio Marcolini, abriu o encontro com a apresentação do Plano de Melhorias para o Sistema Viário, Trânsito e Transporte Público de Niterói.
Marcolini explicou a importância de se ter planejamento para o trânsito de uma cidade: “Ter visão de curto e longo prazo é ter um rumo, uma direção. Trabalhando dentro desta linha a gente avança”.
Em seguida, a palavra foi aberta para todos os presentes. Uma moradora apontou como problema a dupla função do motorista, que também atua como cobrador. Disse que isso colabora para a lentidão do trânsito, pois repetidas vezes ao dar o troco o motorista fica parado muito tempo nos pontos que não possuem recuo, o que, consequentemente, prejudica o tráfego da via.
O vereador lembrou que apresentou o projeto lei nº 148/2010 que não permite que o motorista também exerça a função de cobrador nos ônibus de transporte coletivo do Município, porém não foi aprovado.
Outro problema apontado foram os carros estacionados nas calçadas de Santa Rosa e o alto número de motos que transitam pelos passeios, dificultando a passagem dos pedestres. Marcolini afirmou que aumentará a fiscalização.
Um morador também perguntou sobre a integração de Niterói com São Gonçalo e Itaboraí. Reclamou que problemas nas vias de acesso às cidades vizinhas acarretam trânsito lento dentro dos bairros. Felipe lembrou que se compromete com a construção da Linha 3 do metrô (que ligará o Rio/Niterói/São Gonçalo/Itaboraí) desde 2001 e que no próximo ano, quando assumirá uma cadeira na Alerj, defenderá a implantação urgente desta linha.
“Os problemas de um município não se resolvem sozinhos, precisam ser solucionados em articulação com as cidades vizinhas. O trânsito e o transporte desta região estão diretamente interligados”, afirmou Felipe.
Outros problemas foram apontados e muitas sugestões foram feitas. Para Felipe o objetivo do encontro foi alcançado.
“Essa reunião foi uma forma de estreitarmos nossa relação com os moradores. Ouvimos as reivindicações e vamos trabalhar tendo como meta melhoria no trânsito e, consequentemente, aumento na qualidade de vida da população”, acredita o vereador.