Segurança pública em debate no Pé Pequeno

Menos de um mês após a primeira reunião, um novo encontro foi realizado para debater segurança

Há exatos 28 dias aconteceu o primeiro encontro para discutir a segurança no bairro Pé Pequeno. Na última terça-feira, 16 de novembro, uma nova reunião ocorreu no Centro Educacional de Niterói.

O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, vereador Felipe Peixoto (PDT), iniciou a reunião contando que solicitou ao governador Sérgio Cabral Filho a permanência dos 49 novos policiais militares recém-formados no efetivo do 12º BPM de Niterói. Segundo Felipe, o governador encaminhou seu pedido ao secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Felipe também falou que a medida do comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ruy França, de deslocar duas duplas de policiais para se revezarem no patrulhamento do bairro foi ampliada. A vigilância se estendeu por mais uma hora, agora os agentes fazem a ronda até às 22 horas.

Estiveram presentes também o delegado titular da 77ª DP (Icaraí), Mário Luiz da Silva; a delegada adjunta da mesma delegacia Carina da Silva Bastos; o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói, vereador Renato Cariello; o subsecretário de Direitos Humanos de Niterói, Henrique Viana; além de vários moradores dos bairros Pé Pequeno, Santa Rosa e adjacências.

O delegado Mário Luiz da Silva explicou que Icaraí possui uma unidade da Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (DEDIC), modelo pioneiro no Brasil de atendimento policial, que funciona desde março deste ano. As pessoas vítimas de crimes na área da 77ª DP devem entrar em contato por telefone com aquela unidade ou fazer um pré registro no site da Polícia Civil, solicitando a visita de agentes, entre os horários de 8h e 0h, para que seja feito o registro de ocorrência. Se a vítima preferir, poderá também marcar data e hora para ir à delegacia comunicar o crime.

Segundo delegado, o cidadão que fizer o registro na internet solicitando a visita de agentes recebe um e-mail com a identificação dos policiais e o modelo do veículo que irá até sua residência ou no endereço de sua preferência. O foco é a investigação policial, por isso o efetivo trabalha totalmente descaracterizado: “A 77ª DP tem 70 policiais, entre os quais, cinco delegados. Temos também equipamentos novos, além de 17 viaturas, sendo 10 descaracterizadas, para atender a demanda. 75% dos agentes trabalham em escala de expediente, de segunda a sexta-feira, pois achamos importante o policial civil dar prosseguimento a investigação trabalhando todos os dias”, explica.

O delegado Mário Luiz da Silva falou ainda sobre a importância da aproximação dos policiais civis com a população. “Queremos que a população nos de retorno sobre o atendimento, para que possamos corrigir os possíveis erros que ocorram. Nosso patrão é o cidadão”. O delegado explicou também que os policiais envolvidos no programa foram preparados exclusivamente com o objetivo de atuar no projeto DEDIC.

O vereador Felipe Peixoto está confiante com o resultado. “Esse programa mostra que a polícia está em consonância com os interesses da população. A área coberta pela 77ª DP tem policiamento 24 horas nas ruas e pela internet. Isso é fundamental para garantirmos a paz na comunidade”.

Felipe Peixoto aconselha a todos a registrar todas as ocorrências para que a polícia possa aprimorar seu trabalho e fazer um mapa da violência no bairro. Para denunciar ou agendar seu atendimento, totalmente confidencial, o endereço do DEDIC é  https://dedic.pcivil.rj.gov.br. O cidadão pode também ir pessoalmente à 77ª DP, que fica na Rua Lemos Cunha, em Icaraí. O telefone é (21) 2711-9434.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM