O Instituto Médico Legal (IML), que funcionava no centro da cidade, foi fechado no último dia 27/11, por determinação da Justiça. Governo do Estado construirá novo prédio para abrigar o órgão.
Felipe Peixoto recebeu a informação do vereador de Nova Friburgo Prof. Pierre (PDT). Ele explicou que o fechamento do IML vem revoltando a população local. “É uma covardia os moradores terem que conviver com a perda de um ente querido e ainda precisar se locomover até Teresópolis para liberar o corpo”, explicou Prof. Pierre.
Como deputado estadual eleito, Felipe Peixoto cobrou informações ao governador Sérgio Cabral, que através do diretor do Departamento Geral de Polícia Técnica Científica (DGPTC), Marcus Neves deu a seguinte explicação: O Juiz de Direito da Comarca de Nova Friburgo, Marcus Vinicius Miranda Gonçalves, determinou a interdição parcial do IML daquela região, considerando inadequadas as condições para funcionamento do órgão; e explicou que para dar continuidade aos trabalhos médico legais, foram deslocadas as realizações das perícias, exclusivamente os exames de necropsia, para os municípios de Santo Antônio de Pádua e Teresópolis.
Segundo o diretor Marcus Neves, os exames de corpo de delito permanecem sendo realizados em Nova Friburgo e a Secretaria de Obras teria lhe informado que a contratação da obra no Posto Regional de Policia Técnica e Científica (PRPTC) de Nova Friburgo está sendo tratada através do processo nº E 17/600.063/2009, que cuida da realização de procedimento licitatório. Aguardando ainda a assinatura do contrato para posterior emissão da ordem de início das obras.
Felipe está acompanhando de perto o andamento da situação e afirma que estará trabalhando para a realização urgente da obra do novo IML da cidade. “Não é possível que uma cidade com Nova Friburgo, que é bem maior que Teresópolis, não tenha um IML e as pessoas tenham que se deslocar uma hora e meia para fazer o reconhecimento de um corpo. Sem falar que cidades como Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Sta. Maria Madalena, Trajano, Duas Barras, Bom Jardim, entre outras, também utilizam o IML de Nova Friburgo”, finaliza.