A “Bicicletada” defende uso da bicicleta como meio de transporte e acontece toda última sexta-feira do mês, na cidade.
A “Bicicletada” é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.
Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os participantes. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento.
Dentre a pluralidade de motes, está o lema “um carro a menos”, usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades. Outro slogan levantado é o “Nós somos o trânsito”. A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito. (Fonte: http://www.bicicletada.org)
Esse movimento acorre em vários lugares do Brasil, e também em Niterói, como opção de fugir do caos do trânsito e objetivo de incentivar e conscientizar a população para a utilização de meios sustentáveis para se locomover. Em Niterói acontece toda última sexta-feira do mês, com concentração às 19h, em frente a Estação das Barcas.