O candidato a deputado estadual educacionista foi ao Rio conhecer novas formas educacionais
Felipe Peixoto participou do “IV Encontro com Darcy”, realizado nesta terça-feira, 21 de setembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Vila Isabel, Rio de Janeiro. Esta é mais uma edição do evento, que acontece duas vezes ao ano, organizado pelo Grupo de Estudos da Faculdade de Educação da Uerj, Ideários Republicanos e Educação Fluminense, sob a coordenação da professora Dra. Lia Faria.
Muitos estudantes e professores da área foram ao debate para ouvir o conceituado professor Dr. Antonio Gomes, da Universidade de Coimbra, Portugal.
Dr. Antonio Gomes explicou seu conceito de Centro Cívico Educativo. Segundo o professor, a educação deve ser ensinada em direção ao futuro. Toda a comunidade deve estar envolvida. O Centro Cívico não é propriamente um único espaço, mas sim, um território organizado, tendo a educação como ponto de desenvolvimento.
“Estes centros cívico-educativos, no seu território, seriam verdadeiros espaços de promoção da educação e da cidadania para os habitantes da sua zona de influência, mobilizando professores, pais, alunos, pessoas das diversas áreas da cultura e do saber, e de todas as idades, de modo a criarem uma verdadeira comunidade de atores participantes e dinâmicos que dêem vida e expressão a uma outra maneira de fazer educação para com todos”, explicou o professor Antonio Gomes.
Para Felipe Peixoto, que é líder do movimento educacionista em Niterói, “a educação é um dado adquirido que todos precisam aprender ao longo da vida, não só para manterem-se atualizados profissionalmente, mas também para poder intervir como cidadãos conscientes”.
“Acredito que, para um país se desenvolver, é preciso ter um sistema educativo em que todos estejam em igualdade de condições. Para poder usufruir desta formação, é fundamental que o sistema se abra a diversos agentes sociais e culturais, potenciando parcerias que estimulem, diversifiquem e valorizem o aprendizado”, concluiu Felipe.