Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais dos Morros do Cavalão e do Estado serão desativados

José Mariano Beltrame afirma que as unidades não estão cumprindo suas missões.

O jornal O Dia da última quinta-feira, 24 de junho publicou em nota que o Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que, ainda este ano, desativará os últimos Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (GPAEs) localizados no Morro do Cavalão e do Estado, em Niterói e na Favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá.

Ainda de acordo com a nota, o secretário afirmou que os GPAEs deixaram de cumprir suas missões e que pretende instalar, futuramente, Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nesses locais.

O vice-presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, vereador Felipe Peixoto (PDT), não recebeu a notícia de forma positiva. De acordo com Felipe a retirada dos GPAEs desses morros não é a medida certa a ser tomada, porque não se tem a previsão da instalação das UPPs nesses locais, o que deixará os morros vulneráveis as ações dos bandidos.

“O melhor nesse momento seria investir nos GPAEs, e não acabar com eles. Retomar as ações sociais desenvolvidas em parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura e ONGs”, afirmou Felipe Peixoto.

O vereador explica que os GPAEs foram criados com base na filosofia de policiamento comunitário, para serem implantados em comunidades de baixa renda anteriormente conflagradas e isoladas. Seu modelo preconizava a necessidade de, paralelamente às ações policiais, serem desenvolvidas ações sociais, envolvendo lideranças comunitárias e moradores.

Felipe lembra ainda que o GPAE do Cavalão se tornou referência internacional de policiamento comunitário em áreas conflagradas, chegando a ser tema do programa “Central da Periferia”, apresentado por Regina Casé e veiculado no Fantástico, na TV Globo.

“É lamentável essa decisão visto que nós podemos voltar a ter conflitos nessas áreas. Apesar dos GPAEs não estarem funcionando como nós gostaríamos é um projeto que tem o apoio e o respeito dos moradores locais”, concluiu o vereador Felipe Peixoto.

 

* Secretaria de Segurança informou, através do Twitter, que a desativação dos GPAES está em estudo. Não é uma decisão definitiva em terminar suas atividades.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM