No último dia 05 de abril, Felipe Peixoto esteve com o delegado Dr. Mário Luiz da Silva, na 77ª DP, em Icaraí. O assunto do encontro foi a criação do Projeto DEDIC (Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão), implantado no dia 10 de março de 2010, na 77 ª DP.
O DEDIC é um projeto da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo principal, dar um atendimento diferenciado, efetivo e com alto índice de solução para crimes ocorridos nas regiões onde o serviço está implantado.
No último dia 05 de abril, Felipe Peixoto esteve com o delegado Dr. Mário Luiz da Silva, na 77ª DP, em Icaraí. O assunto do encontro foi a criação do Projeto DEDIC (Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão), implantado no dia 10 de março de 2010, na 77 ª DP.
O DEDIC é um projeto da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo principal, dar um atendimento diferenciado, efetivo e com alto índice de solução para crimes ocorridos nas regiões onde o serviço está implantado.
O serviço é utilizado para um pré-registro de ocorrências, com intenção de agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão. As ocorrências que podem ser feitas através do projeto são: Extravio de documentos, roubo ou furto de documentos, roubo ou furto de objetos, desaparecimento de uma pessoa, encontro de pessoas desaparecidas, agressão física, violência doméstica, injúria, ameaça ou calúnia.
As ocorrências que precisam de perito no local, onde há necessidade de uma ação mais imediata da polícia judiciária (ex. Morte, roubo e furto de veiculo) NÃO podem ser feitas através do DEDIC.
Para utilizar os serviços do DEDIC e efetuar o pré-registro é necessário que o cidadão/comunicante seja morador da área de atribuição da Delegacia DEDIC, seja maior de 18 anos, possua CPF válido, conta de email ativo; e o fato criminoso deve ter ocorrido na área de atribuição da Delegacia.
O delegado explica que é muito fácil utilizar os serviços. – O cidadão/comunicante entra no site da polícia civil: www.policiacivil.rj.gov.br , logo acima, na direita da tela tem a logomarca DEDIC. É necessário ter em mãos o CEP do local para dar prosseguimento ao pré-registro. Além disso, o cidadão também pode fazer denúncias anônimas de problemas que estejam ocorrendo no seu bairro. – Finaliza.
Os cidadãos moradores das áreas do projeto, ao término do registro, terão a opção de informar se querem que um policial visite a sua residência (neste caso será informado o nome do policial, a hora e a placa da viatura descaracterizada) para a validação do registro, ou se querem agendar um dia para comparecer à unidade policial, da sua área, para confirmar o registro e dar continuidade às investigações. O retorno dos pré-registros serão verificados pela unidade policial e retornados no prazo de duas horas, segundo o delegado Mário Luiz.
Felipe achou o projeto interessante e ressaltou a importância de uma ampla divulgação do serviço. “Os cidadãos precisam saber que o DEDIC existe.”
Esse serviço está disponível para os moradores das áreas de circunscrição das seguintes unidades: 12ª DP (Copacabana), 14ª DP (Leblon), 15ª DP (Gávea), 16ª DP (Barra da Tijuca), 19ª DP (Tijuca), 35ª DP (Campo Grande) e 77ª DP (Icaraí). A 77 ª DP foi a única implantada fora da capital.
A 77 ª DP possui 12 laptops, impressoras e dez viaturas descaracterizadas que atendem o programa. É um projeto caro afirma o delegado.