Plano para o Trânsito e Transporte é apresentado em audiência pública

Nesta quinta-feira, 25 de março, por iniciativa do vereador Felipe Peixoto (PDT) foi apresentado à população, através de audiência pública na Câmara de Niterói, as modificações viárias previstas pelo projeto do urbanista Jaime Lerner para melhorar o trânsito da cidade.

Nesta quinta-feira, 25 de março, por iniciativa do vereador Felipe Peixoto (PDT) foi apresentado à população, através de audiência pública na Câmara de Niterói, as modificações viárias previstas pelo projeto do urbanista Jaime Lerner para melhorar o trânsito da cidade.

Estiveram presentes o presidente da Niterói Trânsito e Transporte (Nittrans), Sérgio Marcolini; o Subsecretário Estadual de Trânsito e Transporte, Sebastião Rodrigues; o Promotor de Tutela Coletiva e Meio Ambiente, Luciano Mattos, além da Secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues.

Marcolini iniciou a apresentação do plano a partir da parte referente ao transporte, que segundo ele é a mais importante.

De acordo com o plano proposto por Jaime Lerner os ônibus farão ligações entre terminais que serão construídos no Largo da Batalha, Caramujo, Piratininga e Charitas, para cada um desses terminais haverá uma linha alimentadora, além do Terminal João Goulart, no Centro. Além disso, haverá vias exclusivas e estações de embarque rápido, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit) que possibilitarão o embarque de passageiros no mesmo nível do piso das estações onde operam as roletas de pagamento das passagens.

Marcolini explicou que Jaime Lerner elaborou nada mais que um plano diretor para o trânsito e transporte da cidade, quer dizer que ele não será executado seguindo exatamente esse modelo. Ao longo da definição do plano a ser implantado na cidade, ele será estudado e detalhado. Inclusive, Marcolini esclareceu que já houve um estudo em relação ao local determinado para o terminal do Largo da Batalha, que a princípio seria ao lado do Fórum, mas foi modificado passando para a Avenida Francisco da Cruz Nunes, onde a Prefeitura já está realizando obra de alargamento da pista.

Já em relação ao fluxo referente à Ponte Rio-Niterói, Alameda São Boa Ventura e Avenida do Contorno a proposta prevê a construção de dois mergulhões, sendo um deles na Avenida Marquês de Paraná com saída na Avenida Amaral Peixoto.

“Eu sei que nós vamos receber muitas reclamações, porque esse sistema beneficia os menos privilegiados, mas vamos lutar para implantá-lo. Niterói precisa urgentemente de um sistema de transporte público”, afirmou Sérgio Marcolini

Após a apresentação os presentes puderam fazer perguntas e o vereador Felipe Peixoto também leu algumas contribuições recebidas por e-mail.

Ao final o vereador Felipe Peixoto agradeceu a presença de todos e disse ter ficado satisfeito com o resultado da audiência, segundo ele o objetivo foi alcançado.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM