Aproximadamente 300 pessoas, entre elas alunos da rede municipal, participaram do Debate O Pré-sal e o Brasil o petróleo é nosso!, promovido pelo vereador Felipe Peixoto.
Aproximadamente 300 pessoas, entre elas alunos da rede municipal, participaram do Debate O Pré-sal e o Brasil o petróleo é nosso!, promovido pelo vereador Felipe Peixoto.
Participaram do debate, o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia; Prof. José Raymundo Romeo, o jornalista e Secretário de Trabalho Osvaldo Maneschy; o engenheiro e diretor do Clube de Engenharia Paulo Metri, além do representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo (SINDIPETRO), Sr Francisco Soriano.
Os debatedores defenderam à necessidade de uma mobilização popular, para que esse seja o caminho para o futuro do Brasil:
Nós não precisamos de multinacionais para explorar o petróleo, o Brasil tem capacidade, através da grande empresa que é a Petrobrás de desenvolver esses campos de petróleo sem passar parte substancial dessas riquezas para as multinacionais. O sistema financeiro internacional financia quem tem petróleo para produzir. O petróleo pode ser a redenção do Brasil, mas para que isso aconteça, cada um de nós precisa se mobilizar nessa direção, afirmou Osvaldo Maneschy.
O vereador Felipe Peixoto, além de enaltecer a presença maciça dos jovens, disse que o debate foi muito proveitoso. Destacou a possibilidade de esclarecer a população e de tirar dúvidas sobre o Pré-Sal:
Esse foi apenas o primeiro passo para a mobilização popular a respeito do tema. Precisamos do apoio de todo povo Brasileiro, concluiu Felipe Peixoto.
Ao final do debate a assessora de imprensa da Agência Petroleira, Fátima Lacerda, falou sobre a campanha nacional contra a privatização do petróleo e gás, no Rio de Janeiro. Informou que no dia 02 de outubro haverá um Ato Público em frente à Petrobrás às 11h, para comemorar os 56 anos da Companhia. Disse que o SINDIPETRO está investindo muito na formação de comitês no Estado e que no sábado, dia 03 de outubro, realizará um curso de formação de multiplicadores. Os interessados podem obter mais informação no site: www.apn.org.br