Um grande passeio ciclístico em prol do meio ambiente e da qualidade de vida será realizado no próximo domingo, 20 de setembro. Será a 21ª edição do evento UM DIA SEM CARRO, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. O evento terá a duração de aproximadamente 6 horas.
Um grande passeio ciclístico em prol do meio ambiente e da qualidade de vida será realizado no próximo domingo, 20 de setembro. Será a 21ª edição do evento UM DIA SEM CARRO, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. O evento terá a duração de aproximadamente 6 horas.
O passeio vai desde Niterói, Praça XV, Aterro do Flamengo até a Praia do Leme. A Concentração em Niterói será às 7h na Concha Acústica. Para o Ciclista ir e voltar para Niterói com a bicicleta será preciso adquirir o bilhete (R$ 2,80 Barcas), comprar na Concha Acústica (tendas azuis) ou na Praça Araribóia (tendas azuis). Concentração no Rio às 8:30h no Aterro do Flamengo na saída da Rua 2 de Dezembro.
Fernanda Keller, madrinha do evento, Cynthia Howlett, apresentadora do GNT, e Paulo Villas Boas, ex-atleta da seleção brasileira de basquete, já confirmaram presença. A tri-atleta acompanhará o passeio de cima do trio elétrico que abrirá caminho para os participantes, enquanto Cynthia e Paulo virão com os demais ciclistas, no pedal. O evento contará com 100 pessoas de apoio, cordão de isolamento, caminhões vassoura que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, ambulâncias e ciclistas-médicos.
Para Claudio Santos, organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. Em 2008 tivemos a participação de aproximadamente 15 mil ciclistas que se uniram nessa corrente. Este ano, se todos fizerem a sua parte, poderemos conscientizar um número superior de pessoas, afirma.
Treze grupos de ciclistas, de diferentes localidades do Estado, se juntarão ao passeio: Barreto, Ponto Sem Réis, Rio Douro e Itaipu; Rio Bonito, Cachoeira de Macacu e Maricá; Catete, Flamengo e Laranjeiras; Ilha do Governador; Nova Iguaçu e Pilares. Diversos municípios estão abraçando esta causa, comenta Santos.
O evento, contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do ministro das Cidades, Marcio Fortes; do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira; do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.
O Dia Mundial Sem Carro foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos.
No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no que concerne à conscientização da população e a sua mobilização. Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades, esclarece. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta, completa Claudio Santos.