Na última sexta-feira, dia 31 de Julho, na Universidade Cândido Mendes Campus Niterói, foi realizada a III Conferência Municipal de Políticas e Atenção às Drogas e a Conferência Livre de Segurança Pública. O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o objetivo de avaliar as ações existentes e deliberar as diretrizes para a efetivação da Política Municipal em ambos os segmentos.
Na última sexta-feira, dia 31 de Julho, na Universidade Cândido Mendes Campus Niterói, foi realizada a III Conferência Municipal de Políticas e Atenção às Drogas e a Conferência Livre de Segurança Pública. Organizada pelo CCS Conselho Comunitário de Segurança, e pelo COMAD Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas, a conferência teve como tema a Atenção às Drogas, Controle Social e Segurança Pública. O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o objetivo de avaliar as ações existentes e deliberar as diretrizes para a efetivação da Política Municipal em ambos os segmentos.
A mesa de abertura foi composta pelo Presidente do CCS Niterói, Marcelo Barros Pessoa; da Presidente do COMAD, Jerusa Gomes Marques; do Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Marival Gomes; Gerente da Pro-reitoria de Coordenação e Expansão, Alexandre Gazé Filho, dentre outras autoridades. Dentre os participantes convidados e ouvintes, estavam presentes representantes do poder público, da Polícia Civil e Militar, da Guarda Municipal, de instituições não-governamentais, de outros Conselhos Municipais, e membros da sociedade civil com interesse no assunto.
Após a mesa de abertura, foi formada uma nova mesa tendo como palestrantes Cesar Honorato, (Professor de História da UFF, de Serviço Social da UERJ e Consultor da ONU), Robson Rubim (Representante do CONAD/Brasília) e, como mediador, Sérgio Fernandes (Representante da OAB).
O período da tarde foi reservado para as discussões dos grupos dos temas: Financiamento, Acessibilidade ao Tratamento do Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas e Prevenção e Promoção da Paz. Ao final dos debates foram apresentadas, pelos grupos, 15 propostas. Foram destacadas como prioritárias: A realização de Audiências Públicas para dar transparência ao processo de encaminhamento de projetos; lançamento dos editais, em relação aos projetos do PRONASCI; criação de Centros Clínicos Municipais de Tratamento e Acompanhamento a Dependentes Químicos e revisão do Plano Anual de Segurança Pública.
No encerramento da Conferência o COMAD convidou os presentes a participar das reuniões que acontecem toda a primeira quarta-feira de cada mês, às 14h30, na Coordenadoria dos Conselhos, sito à Av. Amaral Peixoto, 116, 4° andar, Centro. O CCS, também informou a realização de suas reuniões, que acontecem toda última quinta-feira de cada mês, das 09 às 12 horas, na CDL, sito à Rua Andrade Neves, 31, Centro.