Sempre alerta

A comparação com o lema dos escoteiros não é à toa. Desde os primeiros momentos de seu mandato parlamentar, Felipe deixou claro que não iria passar despercebido pela Câmara Municipal. O apelido “sempre alerta”, dado pelos vereadores, tornou-se síntese de uma atuação marcante: fiscalização permanente do dia-a-dia da cidade e das ações do governo.

Entre os anos de 2005 e 2008 Felipe Peixoto foi o vereador que apresentou o maior número de requerimentos de informação e que mais se destacou no questionamento da gestão municipal. Com um discurso embasado por informações técnicas e dados concretos, utilizou a tribuna com freqüência para apontar falhas e apresentar sugestões.

Empréstimos e Orçamento – Felipe criticou duramente a proposta da Prefeitura de pedir empréstimos ao BID e ao BNDES. Foi fiscalizador permanente do Orçamento Municipal acompanhando do planejamento à sua execução. Sua experiência anterior em duas secretarias do Executivo possibilitou que todo ponto polêmico ou duvidoso fosse discutido com profundidade.

Privatizações – As propostas da Prefeitura de abrir mão da gestão de bens públicos foram criticadas com severidade pelo vereador. A privatização do Terminal Rodoviário foi combatida por Felipe. Ele também se posicionou contra o projeto de construção de um shopping center na Concha Acústica, travestido de Centro de Convenções.

Taxação de inativos – No apagar das luzes de 2005, a Prefeitura encaminhou a Câmara, para aprovação, em regime de urgência, projeto de lei que autorizava o Poder Executivo a taxar em 11% os aposentados e pensionistas do município. Felipe posicionou-se contra esta proposta, desde sua tramitação, denunciando o governo publicamente por apresentar uma proposta contra os interesses dos aposentados.

Audiências públicas – Em permanente contato com as organizações da sociedade civil, Felipe acredita que a participação popular na construção do mandato é fundamental para balizar seus projetos, ações e posicionamentos. A regulamentação do serviço de chaveiros; o funcionamento dos quiosques da orla; a criação do Conselho Municipal de Juventude; e a demarcação do Parque Municipal Darcy Ribeiro foram alguns dos temas abordados e debatidos em audiências.

Transparência administrativa – Felipe luta constante-mente para que a gestão da cidade seja participativa e transparente. Em 2001 apresentou projeto de criação de uma agência reguladora de serviços públicos, independente e autônoma. A proposta não foi aprovada. Em 2007 o governo do PT apresentou uma proposta diferente de agência reguladora, que funciona como cabide de empregos. Felipe votou contra esse projeto. Além disso, apresentou projeto de lei que obrigava a prefeitura a disponibilizar o telefone da Ouvidoria Municipal nos veículos oficiais e em diversos outros pontos da cidade.

Cidade abandonada – Praças sem manutenção; patrimônio sucateado; cidade suja; alagamentos constantes; lâmpadas queimadas; sinais de trânsito fora de sincronia e com lâmpadas queimadas; asfalto deteriorado; obras paradas; e ruas sem asfalto e sem drenagem. Nada disso passou em branco. Felipe cobrou soluções urgentes do prefeito. Seja em plenário, seja através de requerimentos protocolados na Câmara.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM