Projeto de lei torna obrigatório às empresas de ônibus da cidade manter motorista e cobrador em todos os veículos com capacidade acima de 25 passageiros. Objetivo é evitar acidentes causados por sobrecarga de trabalho e falta de atenção dos motoristas.
Com a finalidade de evitar acidentes no trânsito, os vereadores Felipe Peixoto e Luiz Carlos Gallo, ambos do PDT, criaram o projeto de lei 075/2008, através do qual todos os veículos de transporte rodoviário municipal, com capacidade acima de 25 passageiros, terão que operar com dois auxiliares de transporte.
De acordo com especialistas no trânsito, o ato de dar o troco com o veículo em movimento triplica as chances de ocorrer um acidente. A prática seria mais perigosa do que guiar falando ao celular, já que, no primeiro caso, o condutor deixa de olhar para frente, tira uma e às vezes as duas mãos do volante, calcula o troco e ainda conta notas e moedas, antes de entregá-las ao passageiro. Essas atitudes do condutor fazem com que ele ponha a vida de todos os passageiros, inclusive a dele, em risco.
Se o condutor, ao parar para um passageiro, esperasse ele pagar para continuar a dirigir, não seria preciso a criação deste projeto de lei. Mas é exatamente o contrário o que acontece nas ruas da cidade. Muitos motoristas, pressionados pelo exíguo tempo que possuem para realizar suas viagens, esperam apenas o passageiro entrar no veículo para continuar a viagem. Ao longo do trajeto é que vão receber o dinheiro da passagem.
Por isso é que apresentamos este projeto. É imprescindível que a Câmara vote para garantir a segurança de todos que usam o transporte público e para diminuir o número de acidentes no trânsito causados por esse tipo de irresponsabilidade ao volante declarou Felipe.