Comunidade de Pendotiba discute Segurança na Região

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo vereador Felipe Peixoto, realizou, no dia 06 de maio passado, a 2ª Reunião de Segurança com moradores da região de Pendotiba. A reunião foi realizada na E.M. Honorina de Carvalho. Estiveram presentes o Dr Luiz Carlos Sarmet Franco, Delegado Ttitular da 79ª DP; o representando o Cte do 12º BPM; o Cap Silva Júnior da 1ª Cia da RO, o Sr Marcelo, presidente do Conselho de Segurança de Niterói; o representante do Secretário de Segurança da Prefeitura de Niterói; o Sr Paulo Henrique, Administrador Regional do Rio do Ouro e o Sr Lincoln Silveira Diretor de Operações da EMUSA.

Na primeira reunião, realizada em março deste ano, os moradores levantaram sua insatisfação quanto ao abandono que a região de Pendotiba se encontra. Além de toda sorte de problemas (falta de limpeza, de pavimentação, deficiência de iluminação em algumas ruas) que os moradores enfrentam, ultimamente também tem enfrentado a crescente falta de segurança na área.

O Ten. Cap Cláudio, representante do Cte do 12º BPM e o Cap Silva Júnior, Comandante da 1ª Cia da RO, que participaram da 1ª reunião, fizeram uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pela corporação e das dificuldades encontradas. Após ouvirem atentamente as reclamações levantadas se comprometeram de encaminhar as sugestões apresentadas e trabalhar para que as devidas providencias fossem tomadas.

O vereador Felipe Peixoto, presidente da Comissão de Segurança, ouviu os reclames da população quanto à falta de pavimentação de várias ruas. Segundo os moradores, o estado lastimável de várias ruas do Remanso Verde, tem colaborado como agente facilitador de assaltos. A existência, de acordo com os moradores, verdadeiras crateras, dificulta a fuga de assaltos e a ação da polícia. Nova reunião foi marcada para o dia 06 de maio com o objetivo de avaliar se houve mudança do quadro de violência na área.

A 2ª reunião, presidida pelo vereador Felipe Peixoto, mais uma vez, contou com um número significativo de moradores. O delegado da 79ª DP, Dr Luiz Carlos Sarmet fez a leitura de um relatório de ocorrências, apuradas de janeiro até a data da presente reunião. Felipe aproveitou a oportunidade para falar da dificuldade encontrada pela população em registrar ocorrências devido ao fato da delegacia, que atende a região, ficar no bairro de Jurujuba. Ao mesmo tempo, além de ressaltar a importância do registro para que as ações da polícia, principalmente de forma preventiva, sejam mais eficientes, esclareceu que é possível fazê-lo pela internet.

Tomando a palavra, o Cap Silva Júnior, Comandante da 1ª Cia apresentou que providências foram tomadas em relação aos problemas apontados na reunião anterior. Dentre elas, informou sobre a instalação de pontos eletrônicos, atendimento a chamados, abordagens e prisões efetuadas. Ressaltou a importância da participação dos moradores e divulgou os telefones de contato para emergências, incluindo o seu próprio telefone. Ouviu, por parte de moradores, várias sugestões e pode comprovar, em loco, a satisfação de vários deles com as mudanças que já podem ser observadas em relação a ação da PM no local.

Em seguida, o vereador Felipe Peixoto atendendo as deliberações da primeira reunião, passou a palavra para os representantes do poder executivo – EMUSA e Administração Regional do Rio do Ouro – para que pudessem dar notícias do encaminhamento dado as reivindicações dos moradores quanto aos problemas de pavimentação de várias ruas da região. O representante da EMUSA informou que, graças a um recente convênio firmado pela prefeitura, sete ruas do Remanso Verde serão pavimentadas. Alguns moradores deram sugestões de trechos complementares que, segundo o convênio firmado, não estão contemplados.

Retomando o tema específico da reunião e após ouvir várias intervenções, sugestões e críticas apresentadas, o vereador Felipe encerrou a reunião colocando a comissão a disposição dos interessados. Aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de cooperação dos moradores com o trabalho da PM. Louvou a sugestão de alguns moradores que estabeleceram uma rede de comunicação com troca de telefones, entre eles, para detectar e informar quanto a atitudes e presença de pessoas estranhas na área. Essa simples atitude, além de ajudar o trabalho dos policiais na ação preventiva, serve para fortalecer as relações e os laços de solidariedade entre vizinhos.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM