Baseada em iniciativa do vereador Felipe Peixoto, a Prefeitura de Niterói editou decreto criando novo regulamento para as feiras de artesanato da cidade. Além de ampliar o número de artesãos comercializando seus produtos, a proposta amplia também a oferta de espaços para este fim. As inscrições para quem deseja expor seus produtos nas feiras de artesanato da cidade podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h, na sede da CLIN, em São Lourenço.
Baseada em iniciativa do vereador Felipe Peixoto, a Prefeitura de Niterói editou decreto criando novo regulamento para as feiras de artesanato da cidade. Além de ampliar o número de artesãos comercializando seus produtos, a proposta amplia também a oferta de espaços para este fim.
Antigo defensor dos artesãos da cidade, Felipe comemorou a iniciativa, lembrando que já no início de 2006 havia apresentado projeto propondo a regulamentação das feiras.
Feiras de artesanato são importantes para a economia da cidade, mas também são instrumentos fundamentais numa política municipal de cultura. Além disso, é através delas que centenas de trabalhadores obtém a renda que necessitam para seu dia-a-dia afirmou o vereador pedetista.
Atualmente, são 360 os artesãos que expõem seus trabalhos nas feiras da cidade. Com a nova regulamentação, 590 novas vagas serão criadas. Ao todo, são alvo de concessão 300 vagas para a feira do Campo de São Bento; 100 vagas para as feiras da Praça do Rink, do Jardim São João, de São Francisco e da Região Oceânica; e 50 vagas para as feiras do Ingá, do Horto Estadual do Fonseca, da Praça Getúlio Vargas, da Avenida Ary Parreiras, do Largo do Marrão, do Horto do Barreto, e de São Domingos; totalizando 1.050 vagas em Niterói.
Quem deseja expor seus produtos nas feiras de artesanato da cidade tem até o dia 17 de abril próximo para inscrever-se. As inscrições estão sendo feitas na sede da CLIN, na Rua Indígena, em São Lourenço, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h.
Além da regulamentação, o prefeito comprometeu-se a enviar à Câmara proposta de planejamento para o desenvolvimento do artesanato em Niterói. Até o momento, contudo, a proposta ainda não foi disponibilizada para a apreciação dos vereadores.