Projeto de lei do vereador Felipe Peixoto, aprovado pela Câmara, foi apresentado na celebração do aniversário do arquiteto, no último 15 de dezembro. Museu construído pelos ex-prefeitos João Sampaio e Jorge Roberto Silveira em 1996 permanecia sem tombamento. Apenas um mês antes da celebração, o MAC havia sido considerado por revista espanhola a mais bela maravilha do mundo.
Uma grande festa marcou o aniversário de 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer, no último 15 de dezembro. Na ocasião, foi apresentado o projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Felipe Peixoto, líder do PDT na Câmara Municipal, que tombava o museu após 11 anos de sua inauguração. O MAC foi utilizado inclusive como inspiração para o bolo de aniversário do arquiteto.
O museu teve sua construção iniciada em 1991 durante a primeira gestão de Jorge Roberto Silveira (PDT) à frente da cidade. Foi concluído em setembro de 1996, já durante o governo de João Sampaio (PDT). Desde aquele momento, o museu tornou-se o símbolo maior da qualidade de vida que a cidade passava a ter e marcou definitivamente o orgulho dos moradores de Niterói.
No alto do mirante da Boa Viagem, ele é soberano. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói impôs-se diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmoniosa. O MAC é uma combinação perfeita da genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer com os contornos da Baía de Guanabara, em suas curvas belas e modernas.
O museu atraiu turistas de todo o mundo e promoveu Niterói internacionalmente. Ao longo de sua existência, já foi visitado por quase três milhões de pessoas e já foi citado por centenas de publicações de todo o globo. Apenas um mês antes do aniversário do arquiteto, o MAC foi eleito, pela revista espanhola Architetural Digest, a mais bela maravilha do mundo, desbancando inclusive o consagrado museu Guggenheim de Bilbao, projeto por Frank O. Gehry.
O vereador Felipe Peixoto comemorou a aprovação de seu projeto, lembrando que agora é momento de levarmos adiante as outras obras de Niemeyer já projetadas e ainda não concluídas.
– Quando o Caminho Niemeyer finalmente estiver pronto, teremos então um patrimônio inigualável de obras deste grande mestre. A população de Niterói agradece o carinho e comemora junto os 100 anos deste homem que já tornou-se um imortal.