Tombamento do MAC é festejado nos 100 anos de Oscar Niemeyer

Projeto de lei do vereador Felipe Peixoto, aprovado pela Câmara, foi apresentado na celebração do aniversário do arquiteto, no último 15 de dezembro. Museu construído pelos ex-prefeitos João Sampaio e Jorge Roberto Silveira em 1996 permanecia sem tombamento. Apenas um mês antes da celebração, o MAC havia sido considerado por revista espanhola a mais bela maravilha do mundo.

Uma grande festa marcou o aniversário de 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer, no último 15 de dezembro. Na ocasião, foi apresentado o projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Felipe Peixoto, líder do PDT na Câmara Municipal, que tombava o museu após 11 anos de sua inauguração. O MAC foi utilizado inclusive como inspiração para o bolo de aniversário do arquiteto.

O museu teve sua construção iniciada em 1991 durante a primeira gestão de Jorge Roberto Silveira (PDT) à frente da cidade. Foi concluído em setembro de 1996, já durante o governo de João Sampaio (PDT). Desde aquele momento, o museu tornou-se o símbolo maior da qualidade de vida que a cidade passava a ter e marcou definitivamente o orgulho dos moradores de Niterói.

No alto do mirante da Boa Viagem, ele é soberano. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói impôs-se diante da bela paisagem à sua volta e tornou-se um símbolo da ousadia humana de intervir na natureza de forma harmoniosa. O MAC é uma combinação perfeita da genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer com os contornos da Baía de Guanabara, em suas curvas belas e modernas.

O museu atraiu turistas de todo o mundo e promoveu Niterói internacionalmente. Ao longo de sua existência, já foi visitado por quase três milhões de pessoas e já foi citado por centenas de publicações de todo o globo. Apenas um mês antes do aniversário do arquiteto, o MAC foi eleito, pela revista espanhola Architetural Digest, a mais bela maravilha do mundo, desbancando inclusive o consagrado museu Guggenheim de Bilbao, projeto por Frank O. Gehry.

O vereador Felipe Peixoto comemorou a aprovação de seu projeto, lembrando que agora é momento de levarmos adiante as outras obras de Niemeyer já projetadas e ainda não concluídas.

– Quando o Caminho Niemeyer finalmente estiver pronto, teremos então um patrimônio inigualável de obras deste grande mestre. A população de Niterói agradece o carinho e comemora junto os 100 anos deste homem que já tornou-se um imortal.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM