Projeto de lei de autoria do vereador Felipe Peixoto (PDT) garante que escolas da rede pública municipal lecionem geografia da cidade. Objetivo é fornecer conteúdo sobre a realidade social, cultural, histórica e política da cidade, apresentando elementos que possibilitem ao aluno desenvolver um pensamento crítico sobre a sua localidade. Projeto foi aprovado no último 6 de dezembro.
É comum em Niterói encontrarmos pessoas que não conhecem de forma suficiente o lugar em que vivem. São muitos os mitos urbanos construídos e enraizados em nossa população. Tal fato possibilita pequenos e grandes equívocos no momento em que é necessário discutir os rumos da cidade. Esta é uma das razões que levou o vereador Felipe Peixoto, líder do PDT na Câmara Municipal, a apresentar o Projeto de Lei 153/2006, que institui na grade curricular da rede pública municipal o ensino da geografia niteroiense.
O objetivo do projeto é fornecer conteúdo sobre a realidade social, cultural, histórica e política da cidade. Através deste conteúdo, será possível elaborar estudos críticos e reflexivos a partir da análise das diferenças e semelhanças com outras cidades.
– Acreditamos que, ao introduzir na grade curricular do ensino fundamental a matéria Geografia de Niterói, estaremos, desde os bancos escolares, formando cidadãos mais comprometidos com a nossa cidade afirmou Felipe.
Ainda segundo o vereador, conhecendo a realidade em que vive, o cidadão torna-se mais propenso a buscar a melhoria da sua qualidade de vida e a participar do processo de construção de uma cidade mais justa e humana.
O projeto de lei foi aprovado em primeira e segunda discussões no dia 6 de dezembro e agora aguarda sanção do prefeito.