Depois de um 2007 onde o Poder Público de Niterói deixou a desejar em vários episódios, é hora de canalizarmos nossas energias para construir um ano repleto de boas notícias. Que nossa cidade cresça com mais igualdade e que a população consiga julgar de forma correta todos os que passaram pela vida pública em nosso município.
Para quem acompanha as ações do Poder Público niteroiense, 2007 foi um ano muito difícil. Se no início do ano haviam grandes expectativas da população, geradas no processo eleitoral do ano anterior, dezembro acabou e as decepções foram incontáveis.
A esperança de conclusão do Caminho Niemeyer transformou-se em desilusão. As parcelas do município que aguardavam desde 2004 a conclusão de obras básicas, como asfaltamento e drenagem, permaneceram à mercê da inoperância. Mas o pior mesmo foi observar a maneira com a qual a Prefeitura e a Câmara Municipal se portaram frente às irregularidades cometidas por algumas autoridades.
Felizmente, essas não foram as únicas notícias do ano. Em 2007, o Parque Estadual da Serra da Tiririca foi definitivamente delimitado. Outra importante luta nossa, a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, está sendo demarcada após muita mobilização, debate e pressão social. E a Área de Proteção Ambiental da Água Escondida já conta hoje com um grupo de trabalho que vem elaborando o projeto de forma bem discutida e aprofundada. O movimento Niterói Praia Limpa permaneceu em sua luta pela limpeza das praias da Baía de Guanabara. Em 2007, finalmente, a Prefeitura foi obrigada a colocar nas praias placas indicando a qualidade da água.
Se na questão da Segurança Pública, vivemos um ano bastante tumultuado, pudemos ao menos chegar a 2008 com a boa notícia de que o Batalhão teria à frente uma equipe comprometida com o Policiamento Comunitário e com o diálogo permanente com a população. Além disso, pudemos observar a comunidade de Niterói se unindo contra a cobrança irregular do Foro e Laudêmio na Região Oceânica e se articulando para por fim a esse problema.
Por sorte, 2007 foi um ano cujas notícias não foram produzidas somente pela Prefeitura. No entanto, precisamos agora canalizar nossas energias para construir um 2008 repleto de boas notícias. Que nossa cidade cresça com mais igualdade e que a população consiga julgar de forma correta todos os que passaram pela vida pública em nosso município. Afinal de contas, será neste ano que se inicia que ditaremos os rumos do município nos quatro anos seguintes.