Mudança no comando do 12º BPM deve possibilitar volta da parceria entre a polícia e a população

Após um pouco mais de dois meses de uma gestão marcada por muita polêmica, o Tenente-Coronel Rosestolato entrega o comando do 12º Batalhão no próximo dia 5 de dezembro. A possibilidade de retomar a parceria entre a Polícia Militar e a comunidade niteroiense na solução dos problemas de segurança da cidade foi discutida no plenário da Câmara Municipal. Substituto será Coronel Pacheco, oficial que especializou-se em Policiamento Comunitário durante curso no Japão.

O 12º Batalhão da Polícia Militar, responsável por administrar a segurança em Niterói e parte de Marica, terá novo comandante a partir do próximo dia 5 de dezembro. O Tenente-Coronel Rosestolato dará lugar ao Tenente-Coronel Pacheco, que deixará o comando do batalhão de Copacabana, onde ajudou a aprimorar o funcionamento da Polícia Comunitária.

A mudança de comando foi discutida pelos vereadores niteroienses, durante intervenção em plenário do vereador Gallo (PDT). Este relembrou a atuação destacada do Coronel Marcus Jardim, antigo comandante do 12º Batalhão que se mantinha sempre à disposição de todos que quisessem discutir política de segurança no município. Apontou também diversas falhas no diálogo com Rosestolato, afirmando que o atual comandante possui grande dificuldade em lidar com o contraditório.

Felipe Peixoto, líder do PDT, endossou o discurso de Gallo, lembrando que o futuro comandante especializou-se em Polícia Comunitária em curso realizado no Japão. Felipe tratou sobre a filosofia desta polícia, que é totalmente voltada para o diálogo, troca de experiências e informações. O líder pedetista rememorou os 6 anos de parceria entre a população e a Polícia Militar no combate ao crime na cidade. Comentou reportagem veiculada no Jornal Hoje falando sobre o uso de celulares pela polícia de Goiânia, traçando paralelos com o sistema através de aparelhos Nextel, utilizado em Niterói. Lembrou ainda o uso de pontos eletrônicos na cidade e a necessidade de sua retomada.

O vereador Gallo elogiou Rosestolato por seu elevado nível de conhecimento da burocracia policial e por sua capacidade administrativa, afirmando, contudo, que o mesmo não possuía ainda o preparo suficiente para lidar com as dificuldades de um batalhão do porte do 12º. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para elogiar atuação de Felipe Peixoto na área da segurança pública, afirmando que o líder do PDT sempre relacionou-se muito bem com todos os comandantes do Batalhão e sempre foi um grande articulador do aprimoramento do combate à violência no município.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM