Seguidas mudanças que a Prefeitura vem fazendo estão gerando insatisfações na cidade. Sinalização deixa a desejar e falhas de planejamento durante alterações provocam confusão nos moradores.
Planejamento e gestão são duas coisas indissociáveis quando se trata de discutir o trânsito e transporte urbano. No caso de Niterói, trata-se de um problema significativo, pois em nosso município há muitos veículos em circulação e poucas opções de vias para o deslocamento entre bairros. Falhas na administração do tráfego, por menores que sejam, acabam ocasionando grandes transtornos para a cidade.
A Prefeitura de Niterói vem, nos últimos tempos, realizando diversas mudanças com a intenção de melhorar o tráfego de veículos. No entanto, as repetidas falhas de planejamento e gestão têm ocasionado muita confusão em nosso dia-a-dia. Na sessão plenária desta quarta-feira, o vereador Felipe Peixoto, líder do PDT, questionou a inversão de mão na Rua João Pessoa. Esta mudança é mais um exemplo de alteração no trânsito promovida pela Prefeitura sem estudo e planejamento suficientes.
Segundo o parlamentar, o fato criou um problema grande para quem trafega de Santa Rosa, Cubango ou Fonseca com direção ao Vital Brazil, São Francisco ou Largo da Batalha. A Rua João Pessoa dividia o fluxo desses veículos com a Rua Geraldo Martins, que agora tornou-se a única opção para este caminho dentro de Santa Rosa. Esta rua, por ser muito estreita, não dá vazão ao trânsito gerado. Carros e ônibus agora espremem-se numa única via e demoram muito mais para fazer este deslocamento. O mesmo espaço que anteriormente recebia apenas os ônibus das linhas 49, 43, 730 e 731, agora recebe outras oito: 34, 35, 39, 40, 40-A, 45, 703 e 750.
A falha de planejamento na execução desta alteração gerou ainda outros tipos de problema. Há contradições entre a sinalização vertical e a horizontal na Rua João Pessoa. Enquanto a vertical ainda estava indicando o sentido anterior à mudança, a sinalização horizontal apontava as novas orientações. Além disso, alguns semáforos na via não estavam funcionando, causando ainda mais confusão. Em outros pontos de Santa Rosa, a sinalização também exibia falhas graves.
Durante o expediente, o vereador Wolney Trindade (PMDB) ligou para a Secretária de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, a Sra. Dayse Monassa, para discutir os apontamentos de Felipe. Em uma intervenção feita ao telefone celular, Wolney defendeu o governo e afirmou que a Secretária se prontificou a corrigir os problemas apontados.
O vereador Felipe Peixoto elogiou a disposição da secretária e em seguida tornou a cobrar planejamento às ações da Prefeitura, lembrando as dificuldades inerentes à administração do nosso trânsito.