Viação Pendotiba age irregularmente em diversas linhas, gerando muita reclamação dos moradores das regiões Oceânica, Leste e Pendotiba. Enquanto a prefeitura finge que não ouve, vereadores Felipe Peixoto (PDT) e Gallo (PDT) apresentam questionamentos no plenário da Câmara Municipal.
As linhas 58 (Sapê-Maceió) e 40A (Maceió-Centro) não têm nenhum ônibus rodando. A linha 56 (Várzea-Itaipu) só opera em alguns horários, ainda assim somente com microônibus. Esta linha chegou ao ponto de não ter nenhum carro rodando, mas depois de denúncia feita por Felipe Peixoto voltou a funcionar. A linha 55 (Várzea-Piratininga) só funciona com microônibus ou micrão. Os ônibus das linhas 38 e 38A não estão cumprindo seus itinerários. Não bastasse os problemas com as linhas municipais, também a linha 770 D (Castelo-Itaipu) está circulando com os micrões. Isto sem falar nas outras linhas que a freqüência é baixa e os ônibus vivem lotados.
Essas são algumas das reclamações mais freqüentes que moradores das regiões Oceânica, Leste e Pendotiba estão apresentando às autoridades municipais, sem serem ouvidos. A Viação Pendotiba, principal empresa de ônibus dessas regiões, está descumprindo a regulamentação estabelecida no município e a prefeitura não faz nada a respeito.
O vereador Felipe Peixoto (PDT) vem, sistematicamente, questionando a postura da empresa no Plenário Municipal. Através da Indicação 490/2007, alertou formalmente o prefeito sobre a situação, e ainda assim nada foi feito. Numa atitude corajosa, o vereador Luiz Carlos Gallo (PDT), sugeriu inclusive a encampação da empresa pela Prefeitura de Niterói.
O serviço prestado pela empresa está cada dia pior. A falta de qualidade e de pontualidade são apenas parte de um problema maior. O desrespeito aos deficientes físicos e idosos está presente durante todo o dia.
Alguns municípios brasileiros conseguiram resolver o problema do transporte urbano com soluções ousadas e sustentáveis, que beneficiaram toda a população dessas cidades.