O vereador Felipe Peixoto homenageou no último dia 25 de outubro, quatro professores do Centro Educacional de Niterói com a Medalha Felisberto de Carvalho que, além de dar nome a uma Escola Estadual em Niterói passou a ser uma honraria criada pela Câmara Municipal, nos termos da resolução nº. 1728/88 de 15/10/88, com que distingue nomes que atuam na área educacional.
Na oportunidade em clima de grande emoção foram condecorados os professores Antônio Resende da Silva, Heraldo Mesquita Sousa, Luiz Alberto Mendes Guimarães e Profa. Maria Ciléa Garcia Mafra.
Mais detalhes do evento, saiba no VEJA MAIS.
Visivelmente emocionado, o vereador Felipe Peixoto abriu a solenidade com a execução do Hino Nacional e após a execução falou de cada um dos homenageados não só como vereador responsável pelo encaminhamento da proposição mas, principalmente, com ex-aluno e também como membro da família do Centro Educacional de Niterói: vou ser para o resto da vida; enfatizou o vereador.
Em seguida citou, a palestra proferida pelo Professor Aníbal Bragança, agraciado recentemente com a mesma medalha nessa casa legislativa, sobre a importância do Professor Felisberto de Carvalho.
Professor Felisberto, que dá nome a Medalha, nasceu em Niterói, na Rua São Lourenço, em 09 de agosto de 1850, e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1898. Foi jornalista, músico, professor e autor de livros didáticos que deixaram marcas na memória nacional. Além de dar nome a uma Escola Estadual em Niterói passou a ser uma honraria criada pela Câmara Municipal, nos termos da resolução nº. 1728/88 de 15/10/88, com que distingue nomes que atuam na área educacional. Seus livros de leitura de Felisberto tiveram grande importância na formação de várias gerações em diferentes espaços, rurais e urbanos, da sociedade brasileira, nas últimas décadas do século 19 até às primeiras décadas do século 20, especialmente através dos registros feitos em livros de memórias, romances e poesias.
O estudante Pedro Siquara, atual aluno do Centro Educacional fez questão de saudar os presentes na pessoa do Professor Resende: Agradeço sinceramente ao senhor por ter me transmitido uma lição muito bem assimilada, que espero nunca perder. Entender que a grande virtude que podemos adquirir é querer aprender, mesmo ensinando.
Os homenageados fizeram pronunciamentos emocionados agradecendo a honraria e rememorando os grandes momentos vividos junto aos alunos do CEN. Ao final, o maestro Ermano Sá encerrou as homenagens regendo o coral de ex-alunos, Letrare.