Ao contrário das expectativas, a cidade parou após a implantação do Projeto. Congestionamentos foram da Zona Sul à Zona Norte. Somente na quinta-feira, quando a Prefeitura adotou a proposta defendida por Felipe Peixoto, permitindo o acesso de automóveis à Av. Amaral Peixoto até as 16 horas, o trânsito voltou à normalidade.
Com a decisão da Prefeitura de implantar o Projeto Trânsito Livre, a partir da última segunda-feira, Niterói viveu uma semana tumultuada, e, ao contrário das expectativas, a cidade parou, com grandes congestionamentos, tanto na Zona Sul, quanto na Zona Norte. Somente na quinta-feira, quando a Prefeitura adotou a proposta defendida por Felipe Peixoto, permitindo o acesso de automóveis à Av. Amaral Peixoto até as 16 horas, o trânsito voltou à normalidade. Moradores do Bairro de Fátima, os mais prejudicados com as mudanças, tiveram algum alívio com a mudança no horário de início do Trânsito Livre.
Felipe Peixoto, em pronunciamento na Câmara Municipal, abordou o assunto, ressaltando que os problemas foram provocados, principalmente, pela falta de informação à população a respeito das mudanças, pois a Prefeitura não distribuiu qualquer folheto explicativo, nem placas ou faixas para orientar os motoristas.
Outros problemas, contudo, foram também detectados no projeto da Prefeitura. Felipe observou que, em Icaraí, o trânsito parou após as 10 horas da manhã, horário em que começou a funcionar o Trânsito Livre. È que o projeto foi concebido para funcionar no horário do rush da noite, entre 17: 00 e 20:00 horas, e não funciona bem durante o dia, quando o sistema anterior, da alça da Amaral Peixoto, funcionava melhor. E é justamente por isso que este sistema foi mantido, com o uso de cones, até as 10 horas. O vereador sugeriu que esta operação fosse mantida até às 16:00 horas, quando começa aumentar o trânsito vindo da Ponte. Esta proposta foi adotada pela Prefeitura a partir de quinta-feira.
Também a Zona Norte sofreu com os reflexos negativos do novo sistema. A Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno apresentaram grandes retenções nestes primeiros dias, provavelmente em função da sobrecarga na Jansen de Melo. Por outro lado, as alterações nos tempos dos semáforos têm causado grandes retenções nas ruas Marechal Deodoro e Dr. Celestino, nas ruas transversais à Av. Roberto Silveira e na saída do túnel.
É claro que todos estes problemas podem, e devem, ser minimizados nas próximas semanas, com o melhor ajuste nos tempos de sinais e pequenas correções, como a proposta por Felipe Peixoto. Contudo, ficou evidente que não haverá melhora significativa no trânsito sem o aumento da capacidade do sistema viário, o que significa intervenções mais ousadas, como a construção de mergulhões, viadutos, ou, como propõe Felipe, o alargamento da Avenida Marquês do Paraná, com a desapropriação de alguns prédios.
O projeto apresentado por Felipe resolveria todos estes problemas e, de quebra, possibilitaria a criação de pistas exclusivas para o transporte coletivo e de uma calçada larga, com ciclovia, ligando Icaraí ao Centro da cidade. Esta proposta, que foi apresentada à Secretária Dayse Monassa, além de dar fluidez ao trânsito, dá prioridade ao transporte coletivo, aos ciclistas e aos pedestres. Uma proposta ecologicamente correta.
As desapropriações dos pequenos prédios da Av. Marquês do Paraná, ao contrário do que se pensa, não onerariam demasiadamente a Prefeitura. Felipe estima um gasto em torno de 2 milhões de reais, muito inferior ao que se gastaria com mergulhões ou viadutos. Tal gasto poderia ser compensado, em alguns anos, com a redução do custo operacional do Projeto Trânsito Livre, que envolve grande contingente de agentes de trânsito nas complicadas operações com o uso de cones. Sem falar nos custos indiretos, decorrentes dos engarrafamentos, que oneram a população e o meio ambiente.
Nestes tempos de aquecimento global, precisamos começar a pensar na cidade do futuro, onde não se queime inutilmente tanto combustível com nossos carros parados em infindáveis congestionamentos.
Para ver a proposta de Felipe Peixoto, leia a notícia do dia 10/08/2007 Felipe Peixoto apresenta proposta para o trânsito da Av. Marquês do Paraná.