Um público de aproximadamente 80 pessoas somou-se às lideranças e autoridades presentes na busca de soluções para a demarcação da reserva.
A audiência pública promovida pelo vereador Felipe Peixoto (PDT) para discutir a demarcação da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro e sua adequação ao SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação, foi um sucesso marcante.
O alto número de moradores participantes, aliado à representatividade do evento, possibilitou uma discussão aprofundada sobre o tema, incorrendo inclusive em desdobramentos importantes.
O vereador Felipe Peixoto abriu a reunião fazendo uma exposição sobre o histórico da reserva, sua delimitação e também sobre os desafios para sua implementação. Expôs o estudo elaborado pela prefeitura em 2006, a incompatibilidade entre o atual modelo da reserva e o SNUC, além do estado atual da reserva.
Com 12 km², esta é a maior área verde contínua do município, representando aproximadamente 10% do nosso território.
Após Felipe, falaram ainda o Dr. Luciano Mattos, promotor de meio ambiente do Ministério Público de Niterói; Paulo Bidegain e Alba Simon, Vice-Presidente e Diretora de Conservação da Natureza do Instituto Estadual de Florestas; o vereador Betinho (DEM); Ana Lúcia, presidente da AMADARCY Associação Amigos Pró-Parque Natural Darcy Ribeiro; Kátia Vallado, presidente do CCRON Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói. Foi notada somente a ausência de representantes da Prefeitura de Niterói.
Ao final da audiência, o representante do Ministério Público comprometeu-se a realizar esforços no sentido de garantir a integridade da reserva e de pressionar o Poder Executivo pela sua regulamentação. Ficou acertado ainda que o vereador Felipe Peixoto convidaria os secretários municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, além da empresa Ecologus, para prestar esclarecimentos sobre a demarcação e adequação da reserva ao SNUC.
Ao todo, participaram do evento, mais de 80 moradores da cidade.