O vereador Felipe Peixoto está aguardando que seja colocado em votação o requerimento nº 68/2006, apresentado por ele. No requerimento, Felipe solicita a EMUSA informações a respeito da continuidade e da finalização da obra de canalização do Rio da Vala, iniciada em 2004.
O vereador encaminhou, também, duas indicações: nº 404/06 e nº 411/06. A primeira sugere ao poder Executivo Municipal, através da Procuradoria Geral do Município, que seja promovida a desapropriação de alguns lotes localizados nas margens do Rio da Vala, no Bairro Maravista. A segunda indicação sugere que seja realizada a limpeza do Rio no trecho compreendido entre a Estrada do Engenho do Mato e a Lagoa de Itaipu na Região Oceânica.
O requerimento e as indicações do vereador Felipe, são fruto de uma vistoria realizada por ele em atendimento a várias solicitações dos moradores. Para melhor embasar as reivindicações recebidas, o vereador esteve pessoalmente no local e fotografou o que viu. Junto com as proposições, Felipe encaminhou cópia das fotos.
No ano de 2004 foi iniciada a obra de canalização do Rio da Vala, com substituição das manilhas existentes. Infelizmente a obra foi paralisada. Sua conclusão é de extrema importância pois quando chove, toda a área fica alagada agravando o problema.
Quanto à limpeza e a remoção dos obstáculos do curso do Rio, elas são importantes para prevenir e amenizar os problemas decorrentes de seu transbordamento. Por isso, o vereador Felipe sugere as seguintes intervenções: limpeza das margens, recuperação das caixas de passagem existentes, remoção de obstáculos e recuperação da boca de lobo.
Com as desapropriações, o vereador pretende solucionar a questão do acesso de equipamentos adequados para a eficiente limpeza do Rio. Para isso, sugere que a Procuradoria Geral do Município desaproprie os seguintes lotes localizados na margem do Rio da Vala: o localizado do lado direito do lote nº 22, da quadra nº 81 (nº 244 da Av Senador Vasconcellos Torres antiga Av 5); o do lado direito do nº 455 da Rua Repórter César Donadel (antiga Rua 33) e os localizados no centro da quadra nº 80 da Rua Luiz Eduardo Lobo (antiga Rua 37), entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Rua Repórter César Donadel (antiga Rua 33).
– Com essas medidas e com a retomada das obras de canalização, acredito que poderemos solucionar, de forma definitiva, os problemas que vivem os moradores que habitam na área, concluiu o vereador Felipe Peixoto.