Segurança em Niterói: problemas e soluções

O Globo Niterói, de 21 e 28 de maio, publicou duas matérias traçando um paralelo entre a violência da Zona Sul do Rio e a Zona Sul de Niterói. A partir da matéria, o vereador Felipe Peixoto, presidente da Comissão de Segurança da Câmara e o tenente-coronel Marcus Jardim, comandante do 12º BPM, traçam um perfil da cidade, de suas transformações e analisam a questão da segurança dentro de uma perspectiva de novas ações.

Em relação às duas matérias publicadas pelo O Globo-Niterói nos dois últimos finais de semana, gostaríamos de traçar um perfil do universo analisado.
A Zona Sul do Rio possui uma área de 42.043 Km2 e atende uma população de 554.135.000 habitantes. Possui seis Delegacias de Polícia; três Batalhões da Polícia Militar e a sede do Batalhão Turístico. Além disso, conta com o apoio das Unidades Especiais, GTM (Grupamento Tático de Motos) e como o BTRAN (Batalhão de
Trânsito). Enquanto isso, o setor da Zona Sul de Niterói enfocado, é coberto pela 77ª DP e por um único Batalhão, o 12º BPM. O Batalhão, além de atender a toda Niterói, atende também ao município de Maricá, totalizando uma área de 470,8 Km2, ou seja; 10 vezes maior que a atendida por todo efetivo da Zona Sul do Rio.
Ao deixar de ser capital do Estado, Niterói perdeu empregos diretos (aproximadamente 30.000) e, principalmente, mais da metade do seu efetivo policial militar. É inviável que um único Batalhão seja responsável por dois municípios com características tão diversas. A menos de um mês o Policiamento Comunitário da Região de Santa Rosa e Icaraí, recebeu mais 22 homens que já estão atuando na área. Além disso, uma nova viatura já faz parte do grupamento e, sua atuação, foi ampliada para 24 horas. Foram criados, também, mais 14 setores com policiais de atuam, de bicicleta nos principais pontos e nos horários de maior incidência de delitos.

O número de furtos e de roubos de veículos, como podemos observar nos quadros abaixo, vem mantendo, infelizmente, a média histórica:

Total de Furtos e roubo:

Na 77º DP – 2002: 782 ocorrências com média de 86,89/mês; 2003: 894 ocorrências com média de 74,50/mês; 2004: 907 ocorrências com média de 75,58/mês e 2005: 911ocorrências com média de 75,92.

Na 12º BPM – 2002: 2178 ocorrências com média de 242,00/mês; 2003: 2728 ocorrências com média de 227,33/mês; 2004: 2655 ocorrências com média de 221,25/mês e 2005: 2808 ocorrências com média de 234,00/mês.

“Hoje, temos clareza da necessidade da criação de uma delegacia especializada de roubos e furtos de veículos, pois só possuímos uma especializada, para atender a todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, é primordial a criação de novas unidades da PM que possam atuar em conjunto com o 12º BPM, nas tarefas de segurança. A áreas seriam divididas da seguinte forma: Área I – Centro Zona Norte e Zona Sul; Área II – Região de Pendotiba, Leste e Região Oceânica e Área III – Maricá”, concluiu Felipe.

È preciso buscar soluções inovadoras e racionais. Porém, tendo a compreensão de que os resultados destes esforços serão obtidos a médio e longo prazo. A verdade é que estes não acompanharam a evolução da sociedade. A médio e a longo prazo as perspectivas são ainda melhores. À medida que as inovações sugeridas se moldarem ao cotidiano da população, novos passos poderão ser almejados e dirigidos para a interação com a comunidade, de modo que esta atue como agente fiscalizador e colaborador. Esta aproximação é fundamental. Não é mais possível que atuemos de forma isolada. Somos parte de um todo e só unidos atingiremos os objetivos que desejamos.

O Comandante do 12oBPM anunciou algumas medidas com objetivo de inibir a ação dos ladrões. Desde a semana passada, o comando de policiamento do interior (CPI) pôs à disposição do 12oBPM oito veículos de apoio, três blazers e um total de 12 homens. Policiais, com cães, que já atuam em outros pontos farão rondas também nos locais de maior incidência de roubo e furto de veículos. Além disso, o sistema 190 também será modernizado.

“Diversos trabalhos têm sido desenvolvidas buscando reduzir as ações dos bandidos. Diversos flagrantes de roubos e furtos de veículos, tem sido efetuados. O efetivo do Policiamento Comunitário foi ampliado. No 2º semestre estaremos recebendo novas viaturas, o que possibilitará a instalação de pontos de visibilidade na região. Para junho, está prevista a instalação de uma central de monitoramento com 10 câmeras no 12º BPM cobrindo Zona Sul, Centro e Zona Norte”, concluiu o tenente-coronel Marcus Jardim,comandante do 12º BPM.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM