No último domingo, 19 de março, Felipe Peixoto visitou as feiras de artesanato da cidade para levar seu abraço aos expositores pelo dia do artesão. Na oportunidade convidou-os a comparecer à Câmara Municipal de Niterói, dia 21 de março, a fim de assistirem à apresentação de projeto de lei, de sua autoria, que institui as Feiras de Artesanato no Município de Niterói.
Para comemorar o dia do artesão, o vereador Felipe Peixoto visitou as feiras de artesanato existentes em Niterói para entregar, a cada expositor, um cartão em homenagem ao dia. Os versos do compositor Sérgio Godinho, intitulado Elogio ao Artesão, expressaram a criatividade e dedicação desses artistas. Todos foram convidados para comparecer dia 21 de março, terça-feira, à Câmara Municipal para assistir a apresentação do projeto de lei do vereador instituindo as Feiras de Artesanato.
As feiras de artesanato geram aproximadamente 400 empregos diretos sendo para alguns, muitas vezes, a única fonte de recursos. Para outros representa complementação de renda.
De acordo com a publicação Contextualização do trabalho Artesanal no Brasil do projeto Brasil em Arte – Valores Brasileiros, existem cerca de 8,5 milhões de artesãos no país. Esses artistas movimentam recursos na ordem de R$ 28 bilhões/ano, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB), similar ao mercado nacional de seguros.
O projeto de lei, apresentado por Felipe, é fruto de discussões iniciadas no ano de 2000 quando o vereador era subsecretário regional de Icaraí e contou com a participação dos artesãos da cidade. Durante todo esse tempo Felipe vem mantendo um estreito relacionamento com os expositores das diversas feiras, procurando encaminhar suas demandas junto ao Poder Publico Municipal. A partir da promulgação da lei, as feiras passarão a existir com base legal, o que não acontece atualmente.
Ao formalizar o funcionamento e a formatação das feiras, o projeto de lei facilita e organiza a comunicação entre as partes, harmonizando as relações entre os expositores e a Prefeitura Municipal; órgão que representa os interesses de toda a comunidade que utiliza os parques e praças onde as feiras são realizadas.
Além do projeto de lei, Felipe apresentou Moção de Congratulações aos Artesãos em nome da ASART Associação dos Artesões e Artistas Plásticos e um requerimento propondo a realização de uma Audiência Pública para que uma nova rodada de discussões permita o aprimorando do texto da lei.
Elogio do Artesão
Sérgio Godinho
Composição: Sérgio Godinho
Que é do vento?
que é das velas do moinho?
que é do pão?
só separa do Inverno
o calor do Verão
que de resto gira a vela
roda o mundo
mudam tronos
todos eles deste ofício
precisarão
que é do vento?
que é das velas que dão luz?
é já noite
acordado fica ainda o artesão
Roda roda a manivela
puxa o fio pinta o vidro
puxa o prego com o martelo
bate fundo bate leve
que é da agulha?
que é das velas
remendadas do moinho
que é do pão?
roda roda a manivela
cola o aço pinta o vidro
puxa o fio
puxa puxa p´la cabeça
que é da agulha?
e da tenaz
que do uso fez o nome?
roda o mundo
que é das velas do navio?
e as do moinho?
que é das velas que dão luz?
é já noite
que é do sono?