Felipe homenageia artesãos pelo seu dia

No último domingo, 19 de março, Felipe Peixoto visitou as feiras de artesanato da cidade para levar seu abraço aos expositores pelo dia do artesão. Na oportunidade convidou-os a comparecer à Câmara Municipal de Niterói, dia 21 de março, a fim de assistirem à apresentação de projeto de lei, de sua autoria, que institui as Feiras de Artesanato no Município de Niterói.

Para comemorar o dia do artesão, o vereador Felipe Peixoto visitou as feiras de artesanato existentes em Niterói para entregar, a cada expositor, um cartão em homenagem ao dia. Os versos do compositor Sérgio Godinho, intitulado “Elogio ao Artesão”, expressaram a criatividade e dedicação desses artistas. Todos foram convidados para comparecer dia 21 de março, terça-feira, à Câmara Municipal para assistir a apresentação do projeto de lei do vereador instituindo as Feiras de Artesanato.

As feiras de artesanato geram aproximadamente 400 empregos diretos sendo para alguns, muitas vezes, a única fonte de recursos. Para outros representa complementação de renda.

De acordo com a publicação “Contextualização do trabalho Artesanal no Brasil” – do projeto Brasil em Arte – Valores Brasileiros, existem cerca de 8,5 milhões de artesãos no país. Esses artistas movimentam recursos na ordem de R$ 28 bilhões/ano, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB), similar ao mercado nacional de seguros.

O projeto de lei, apresentado por Felipe, é fruto de discussões iniciadas no ano de 2000 quando o vereador era subsecretário regional de Icaraí e contou com a participação dos artesãos da cidade. Durante todo esse tempo Felipe vem mantendo um estreito relacionamento com os expositores das diversas feiras, procurando encaminhar suas demandas junto ao Poder Publico Municipal. A partir da promulgação da lei, as feiras passarão a existir com base legal, o que não acontece atualmente.

Ao formalizar o funcionamento e a formatação das feiras, o projeto de lei facilita e organiza a comunicação entre as partes, harmonizando as relações entre os expositores e a Prefeitura Municipal; órgão que representa os interesses de toda a comunidade que utiliza os parques e praças onde as feiras são realizadas.

Além do projeto de lei, Felipe apresentou Moção de Congratulações aos Artesãos em nome da ASART – Associação dos Artesões e Artistas Plásticos e um requerimento propondo a realização de uma Audiência Pública para que uma nova rodada de discussões permita o aprimorando do texto da lei.

Elogio do Artesão

Sérgio Godinho

Composição: Sérgio Godinho
Que é do vento?
que é das velas do moinho?
que é do pão?
só separa do Inverno
o calor do Verão
que de resto gira a vela
roda o mundo
mudam tronos
todos eles deste ofício
precisarão
que é do vento?
que é das velas que dão luz?
é já noite
acordado fica ainda o artesão

Roda roda a manivela
puxa o fio pinta o vidro
puxa o prego com o martelo
bate fundo bate leve
que é da agulha?
que é das velas
remendadas do moinho
que é do pão?
roda roda a manivela
cola o aço pinta o vidro
puxa o fio
puxa puxa p´la cabeça
que é da agulha?
e da tenaz
que do uso fez o nome?
roda o mundo
que é das velas do navio?
e as do moinho?
que é das velas que dão luz?
é já noite
que é do sono?

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM