Atividades são gratuitas e acontecem no Telecentro da Pesca Maré, no Centro de Niterói
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) vai sediar o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional, que começa nesta segunda-feira, dia 17. Com aulas gratuitas e duas turmas já fechadas, o curso é fruto de parceria com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e acontecerá no Telecentro da Pesca Maré, implantado em maio de 2013 na sede da Fiperj, que participará também com técnicos ministrando duas disciplinas.
Voltado para a formação de pescadores profissionais com escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental que queiram atuar como aquaviário (profissionais da Marinha Mercante), o curso oferece conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de condução e operação das embarcações, primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal e prevenção e combate a incêndio. Os alunos aprovados receberão certificado e a Carteira de Inscrição e Registro (CIR), habilitação para trabalhar como aquaviário.
Entre os professores está a oceanógrafa Francyne Vieira, coordenadora de Pesca Marítima da Fiperj. Com auxílio dos técnicos Filipi Pereira, Francisco José dos Santos, Juliana Guimarães, Flávia Calixto e Diego Ribeiro, ela dará aulas sobre atividades de pesca e segurança em operações de embarcações de pesca. Contando ainda em sua organização com profissionais do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SIPERJES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR–Rio), o curso contemplará duas turmas. A primeira será de 17 a 31 de março, e a segunda, de 1º a 15 de abril, ambas com aulas diárias das 8h às 17h no Telecentro.
Resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (a Sedrap, que tem a Fiperj em sua estrutura) com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Telecentro oferece uma série de atividades voltadas para pescadores, aquicultores e seus familiares, todas gratuitas. Úrsula Hallais, coordenadora do Telecentro, destaca a satisfação em receber mais um curso gratuito que irá beneficiar pescadores. “É um prazer podermos fechar parcerias como essa, que trará qualificação ao pescador. Esse é nosso objetivo”.
O Telecentro funciona na sede da Fiperj, na Praça Fonseca Ramos, sobreloja do Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói. Mais informações no telefone 3029-2433.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional