“Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que começou nesta segunda-feira, 18, e vai até domingo, 24.
Termos em nosso país uma semana exclusiva para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a atitude científica são fundamentais.
Em Niterói, a Prefeitura organizou uma série de atividades como Ciência no Campo, Ciência na Praça, Ciência na Trilha, Barca da Ciência, entre outras.
Acompanhei o desenvolvimento destas ações pela cidade e constatei que estas atividades promovem não só a divulgação científica, mas também a difusão de conhecimento e debate sobre as estratégias de utilizarmos nossos recursos naturais com sustentabilidade.
O tema da Semana foi muito bem escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia já que hoje, no mundo inteiro, há uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente e à preservação da vida no Planeta.
É importante ressaltar que mostras como estas são essenciais para um desenvolvimento com qualidade, no qual podemos debater questões social, econômica e ambiental, ao mesmo tempo.
Aproveito para parabenizar o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Raymundo Romeo, pela organização.
Se você quer participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Niterói ainda há tempo!
Amanhã, 23, na Praia de Icaraí, das 8h às 14h tem o “Ciência na Praia” e no mesmo horário, às 8h, você pode percorrer a Trilha do Vai e Vem, parte do Caminho Darwin, no evento “Ciência na Trilha”.
O Campo de São Bento, em Icaraí, será a sede do “Ciência no Campo”, que encerra a Semana e acontece das 8h às 14h.