Sou usuário assíduo da RJ 116 e pude conferir o excelente trabalho feito pelo DER na recuperação do trecho entre Macuco e Pádua. A estrada, agora, é outra. Ela recebeu novo asfalto, acostamento e está devidamente sinalizada.
Ainda há alguns pontos inacabados, aguardando obras nas encostas entre Macuco e Ponto de Pergunta. Apesar disso, o resultado do trabalho é realmente bom.
O mesmo não posso dizer do trecho administrado pela concessionária Rota 116. A empresa que devia cuidar permanentemente do percurso de Itaboraí até Macuco pouco investiu na rodovia.
Até Friburgo, mesmo tendo alguns trechos de asfalto recuperado, a pista tem muitas deformações. De Friburgo até Bom Jardim, a estrada continua castigada pelas as chuvas de janeiro. De Bom Jardim até Macuco, as obras de construção do acostamento estão em ritmo muito lento e o novo trevo da segunda entrada de Cordeiro está parado a meses.
Chega ser engraçado, sair do trecho cheio de problemas, mas com pedágios, e entrar em uma bela rodovia recuperada pelo governo federal e sem pedágio. As nossas estradas são o principal fator de desenvolvimento e integração do nosso Estado e elas precisam estar bem conservadas. Rota 116, vamos acordar! Estou de olho.