Essa semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro anunciou a intenção implementar a identificação biométrica no estado já para a próxima eleição de 2012. O leitor biométrico é um aparelho que reconhece a impressão digital da pessoa. É o mesmo equipamento usado pelo Detran na emissão de identidades e para controlar a presença de alunos nas auto escolas.
É um recurso moderno que serve para combater as fraudes, oferecendo mais segurança e legitimidade ao pleito. Segundo o TRE-RJ, existem no Estado do Rio tem no total 13 milhões de eleitores. Já no sistema do Detran do Rio, são 6 milhões de pessoas cadastradas. O Tribunal estuda uma maneira de cruzar os dados e, em seguida, completar o cadastro biométrico com o restante dos eleitores. Os novos títulos passariam a ser emitidos já com a identificação.
A primeira experiência com a nova identificação foi utilizada pela primeira vez na eleição do ano passado em algumas cidades. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os eleitores brasileiros estejam aptos a ser identificados pelas digitais até 2018.
O projeto vem para melhorar o sistema eleitoral brasileiro que é considerado o mais moderno do mundo em função da praticidade e agilidade do processo de votação e apuração. Em 2010, por exemplo, conhecemos o novo presidente após 1h de iniciada a contagem dos votos.