Desde agosto do ano passado, está em discussão na Alerj, a inclusão na Constituição Estadual do Rio de Janeiro, a implantação da educação em tempo integral nas escolas públicas. Esse projeto é uma emenda ao artigo 308 da Constituição Estadual (PEC 38/2012), do deputado Bebeto (PDT).
A ideia é estender, progressivamente, o alcance do programa de ampliação da jornada escolar, mediante oferta de educação básica pública em tempo integral, através de acompanhamento pedagógico, de forma que o tempo de permanência das crianças e jovens nas escolas seja igual ou superior a sete horas diárias durante o ano letivo.
A importância de aumentar a jornada escolar significa repensar o tempo de escola, o que a criança faz e como o professor articula a aprendizagem a todas as atividades que são ofertadas. A educação integral deve ser pensada de forma que complemente o aprendizado do aluno. Tem todo o meu apoio.
Se hoje, a educação é a principal bandeira do PDT, devemos isso a Brizola, que foi fundador do partido, e um dos mais destacados líderes nacionais do país que sempre lutou pela causa.
Brizola contribuiu para abolir o analfabetismo no Rio Grande do Sul, onde construiu mais de 3 mil escolas. E, no Rio de Janeiro, implantou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública).
A bancada do PDT na Alerj está lutando para a aprovação do projeto. Investir em educação é uma necessidade social. Fico na torcida!