2014 marca o centenário de um dos maiores patrimônios arquitetônicos que temos. Inaugurado em 1914 para abrigar a sede regional da Empresa dos Correios e ser a primeira repartição pública civil do Governo Federal na cidade, o Palácio dos Correios, ou simplesmente Prédio dos Correios, se prepara para reabrir as portas ao grande público.
Depois de seis anos de espera, o edifício retomou, em 2011, um minucioso processo de restauração, anunciado em 2005, que inclui a recuperação das fachadas e esquadrias, mantendo as características originais do prédio. Projeto iniciado pelo ex-prefeito João Sampaio, quando o deputado federal Miro Teixeira era Ministro das Comunicações.
Também em 2011, o imóvel chegou a ser cogitado para abrigar, em Niterói, a unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Uma nova licitação para execução do restauro foi então realizada pelos Correios no mesmo ano, vencida pela empresa Dimensional Engenharia, que está executando as obras, orçadas em R$ 15,3 milhões.
Terminadas as intervenções, a área vai abrigar – além da principal agencia dos Correios da cidade – a gerência comercial regional de Niterói, São Gonçalo e municípios da Região dos Lagos. No segundo andar do prédio funcionará o Espaço Cultural Correios de Niterói, com ambientes que poderão ser adaptados para receber eventos futuros.
Os Correios são uma das principais empresas patrocinadoras da cultura no país. E um prédio histórico como o que temos aqui não poderia mais permanecer fechado e coberto por tapumes. Fico feliz com a reinauguração de um símbolo ímpar da nossa história e cultura anunciada para acontecer em novembro, quando Niterói completa 440 anos.