Blog

Novos trens para o incremento da nossa mobilidade

Chegou ao Porto do Rio o terceiro lote de trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado para atuar nos ramais de trens da SuperVia. São quatro composições, com quatro vagões cada um, e capacidade para transportar aproximadamente 1,2 mil passageiros cada.

Os trens chineses fazem parte da renovação do sistema ferroviário do Rio teve início em 2009 quando começaram a entrar em operação. Atualmente, 30 composições do primeiro lote comprado na China e um trem do segundo lote, que teve a entrega adiantada, já atendem à população.

Já nos próximos dias, esse novo lote passa pela primeira inspeção no Porto e, em seguida, vai para Deodoro, onde será submetido a testes estáticos, dinâmicos e simulações para que possa começar a operar. A previsão é que os novos trens comecem a circular na semana que vem.

E, durante uma semana, eles circularão das 10h às 15h no ramal de Deodoro até que sejam inseridos à grade regular do sistema ferroviário. Outras três composições estão em fase final de testes e, até dezembro, um lote de quatro trens vai desembarcar no Rio a cada mês.

Os novos modelos contam com ar-condicionado; sistema automático de detecção de descarrilamento (que permite prever qualquer alteração nesta engrenagem antes de um incidente); quatro telas de LCD por vagão, onde serão exibidos conteúdos de entretenimento para os passageiros; tratamento acústico, para diminuir o ruído interno; monitores que informam sobre a próxima estação; e circuitos interno e externo de TV, que possibilitam ao condutor a visualização das plataformas e vagões.

A Supervia, concessionária que administra o serviço ferroviário, atende a cerca de 640 mil passageiros por dia. Número que vai aumentar significativamente com a aquisição das novas composições. Serão 840 mil novos lugares por dia. Mais comodidade para os usuários. Grande investimento na mobilidade do nosso estado.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo