O Rio deu neste domingo, dia 01/06, um importante passo para o incremento da mobilidade urbana com a inauguração do BRT Transcarioca, que vai movimentar 320 mil passageiros por dia, em 39 quilômetros de extensão com 22 das 45 estações prontas.
Nessa primeira fase, estarão em funcionamento todas as estações entre o Terminal Alvorada, na Barra, até o Tanque, além de Vicente de Carvalho e Galeão.
Em ônibus convencionais, esse trajeto pode demorar até três horas. Pela Transcarioca, o passageiro fará o caminho entre um extremo e o outro da via em cerca de uma hora, com 60% do tempo de viagem reduzido. Serão 16 veículos articulados, trafegando a cada cinco minutos.
Ao todo, sete linhas de BRT vão funcionar na Transcarioca. A primeira começa a operar na segunda, dia 2, no trecho Barra (Terminal Alvorada) – Tanque, em Jacarepaguá, com paradas em 19 estações, entre 10h e 15h, período entre os horários de pico.
A segunda, ligando o aeroporto do Galeão à Barra, entrará em operação na próxima quarta, dia 4. As linhas serão colocadas em funcionamento gradativamente, para que os usuários tenham tempo de ser adaptar ao novo sistema.
Quando estiver operando com toda a sua capacidade, o BRT da Transcarioca vai transportar 450 mil pessoas por dia. Serão criadas duas linhas de ônibus alimentadores, eliminadas 12, e o itinerário de outras oito será alterado, numa redução de 480 veículos da frota de ônibus.
Sem dúvidas, mais um grande ganho para a população!