Alguns eleitores não sabem, ou ainda não atentaram, para o fato de que, desde o ano passado, o número de zonas eleitorais foi reduzido pelo TRE. Com isso, pode acontecer do seu local de votação ter sido alterado. Então, não deixe para a última hora, consulte com antecedência no site www.tre-rj.jus.br, para conferir se algo mudou. A consulta é simples, não precisa nem estar com o título de eleitor em mãos, basta informar seu nome completo, a data de nascimento e o nome de sua mãe, que as informações relativas ao seu cadastro/situação eleitoral serão disponibilizadas.
Quer levar o título de eleitor no celular? É fácil! Acesse pelo aparelho o app “e-Título – Justiça Eleitoral Brasileira”. Instalado, abra o aplicativo, insira seu nome, data de nascimento, número do título (se não souber, tem como consultar pelo próprio aplicativo), nome da mãe e nome do pai. Pronto, o título tá na mão, ou melhor, no celular.
O que mais?! Boca de urna continua proibida e dá prisão. Mas, a manifestação individual e silenciosa do voto é direito de todo eleitor. Pode bandeira, camisa, adesivos, praguinhas, desde que não haja manifestação em grupos, grito de palavras de ordem, provocações e afins.
Lembre-se que, nesta eleição escolheremos o Presidente da República, dois senadores, governador, deputado federal e deputado estadual. Enfim, seis combinações de números a serem digitadas na urna eletrônica. Difícil de guardar todos? Leve uma “colinha” no bolso, é permitida e necessária para evitar erros ou demora na hora da votação.
Tudo preparado, lembre que votar é direito e dever de todo cidadão. Não podemos delegar a outra pessoa a decisão sobre o que queremos para o nosso futuro. Voto em branco ou nulo não é protesto, é omissão. Faça suas escolhas e respeite as escolhas do outro. Isso é democracia. Votemos em paz e com consciência. Que se faça a vontade do povo. Conto com você. Vamos fazer a diferença no próximo dia 7.