Em todo início de ano letivo, mães de crianças de até cinco anos de idade passam pela mesma dificuldade para conseguir vaga para seus filhos em escolas de educação infantil.
Esta é uma idade crucial para o bom desenvolvimento educacional das crianças. Além disso, as mães trabalhadoras precisam deixar seus filhos em local seguro, com bons profissionais e ter a garantia que podem ir para o seu local de trabalho sem preocupações.
Niterói desenvolve, desde 1994, o programa Criança na Creche, criado na gestão do Prefeito João Sampaio (PDT), falecido em 2011. O programa foi montado nas mesmas bases do Programa Médico de Família, através de convênio com as Associações de Moradores. E realiza, ainda hoje, um trabalho assistencial nas comunidades locais.
Quando visitei a comunidade do Cavalão, em São Francisco, no sábado (18), conheci mais de perto o trabalho realizado pela Creche Comunitária Irmã Catarina. Conheci a senhora Maria de Fátima, que assim como outras mães da localidade, precisa deixar seus filhos na unidade para ir trabalhar.
Como prefeito, quero aumentar o número de creches na cidade para suprir essa demanda de vagas que ainda é uma realidade em Niterói. Vou trabalhar para ampliar em 4 mil o número de vagas para crianças do zero aos seis anos no programa de creches com berçário, construindo 20 novas unidades na cidade. Além de ampliar o número de creches que funcionam em horário integral. Quero zerar o déficit para as crianças entre 3 e 5 anos.
Garantir esse direito para essas mães é extremamente importante e nossas crianças merecem educação com qualidade!