Venho acompanhando desde maio de 2018 o processo de extinção das comarcas do interior, medida que considero um verdadeiro retrocesso social e obviamente fui contra. No início deste mês de fevereiro o processo foi arquivado. Uma grande vitória para população dessas regiões.
A OAB/RJ foi incansável na luta para reverter o quadro. Mais de 30 comarcas foram retiradas do escopo do processo interno que previa a extinção e aglutinação de mais de 40 comarcas em todo o estado. Entre elas: Laje de Muriaé, São Francisco do Itabapoana, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, Trajano de Moraes, Sumidouro, Mendes, Rio das Flores e Rio Claro, além da 2ª Vara de Miracema.
Em minha trajetória política, como deputado estadual e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, estabeleci uma relação muito próxima, de carinho e, sobretudo, de parceria, com cada um destes municípios. Por isso, nas minhas andanças pelo estado serei um ferrenho defensor da causa.
A extinção e a aglutinação dessas comarcas feria o acesso à justiça e até mesmo o exercício da própria cidadania dos moradores. Vamos comemorar!