O Ibama concedeu a licença para duplicação do trecho entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu, da BR-101 Norte. Serão investidos cerca de R$ 320 milhões e as obras começam na quinta-feira (25).
O projeto de duplicação desse trecho contempla a construção de uma nova pista paralela à que já existe, com duas faixas de rolamento em cada sentido, acostamentos, implantação de sinalização especial e dispositivos de segurança com barreiras de concreto e defesas metálicas. Também estão previstas a construção de oito viadutos e 11 pontes.
A duplicação da BR-101 Norte é a obra mais importante dos contratos firmados entre a Autopista Fluminense, concessionária que gerencia a rodovia, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Serão duplicados 176,6 quilômetros, de acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER) por onde circula um fluxo, sobretudo, de caminhões.
Essa intervenção é uma conquista para os motoristas, para o turismo e os produtores agrícolas do Estado. O trecho entre Casimiro de Abreu e Macaé será o próximo a ser duplicado e está em fase de licenciamento ambiental.